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dc.creatorMarchesan, Andressa
dc.date.accessioned2023-06-01T11:08:15Z
dc.date.available2023-06-01T11:08:15Z
dc.date.issued2023-03-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29263
dc.description.abstractThis thesis is part of the studies on the Theory of Enunciation, more specifically according to Eduardo Guimarães perspective, the Event Semantics. In this study, I analyze the history and meaning of designations related to persons with disabilities in official documents, questioning how the semantic-enunciative works concerning the designations related to persons with disabilities in three official documents, analyzing if there are similarities or differences among these designations. The chosen research objects were the federal law 13.146 from 6th July, 2015 named Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), the State law 13.320 from 21st December, 2009 named Legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul and the City Board of Education resolution number 31 from 12th December, 2011 named Diretrizes Curriculares para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria – RS. The analyses showed that the historic semantic functioning of the word disability is not static, homogeneous or definitive, on the contrary, it is open and it depends on the enunciation, text and enunciation event to which it belongs. The designations are similar in some parts and different in others. All designations and meanings analyzed are part of the word disability history. During the writing of this thesis, I produced a historicization regarding the words used to designate the person with disability, observing how these words are being said and repeated in official documents and how this produces effects in our society, considering how other words start to reproduce these meanings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesignaçãopor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectDocumentos oficiaispor
dc.subjectSemântica do acontecimentopor
dc.subjectDesignationeng
dc.subjectPeople with disabilityeng
dc.subjectOfficial documentseng
dc.subjectEvent semanticseng
dc.titleA história e o sentido das designações relativas à pessoa com deficiência em documentos oficiaispor
dc.title.alternativeHistory and meaning of designations related to persons with disabilities in official documentseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese inscreve-se nos estudos da teoria da Enunciação, mais especificamente na perspectiva de Eduardo Guimarães, a Semântica do Acontecimento. Neste estudo, analiso a história e o sentido das designações relativas à pessoa com deficiência em documentos oficiais, interrogando-me como se dá o funcionamento semântico-enunciativo das designações relativas à pessoa com deficiência em três documentos oficiais e se há semelhanças ou divergências entre as designações nos documentos estudados. Para tanto, elejo como objeto de pesquisa: a lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, designada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a lei estadual nº 13.320, de 21 de dezembro de 2009, designada Legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul e a resolução do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria (CMESM) nº 31, de 12 de dezembro de 2011, designada como Diretrizes Curriculares para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria – RS. As análises demonstraram que o funcionamento semântico da palavra deficiência na história não é estático, homogêneo, definitivo, ao contrário, está em aberto, depende do enunciado, do texto e do acontecimento de enunciação aos quais pertence. As designações são semelhantes em alguns pontos e diferentes em outros. Todas as designações e os sentidos analisados fazem parte da história da palavra deficiência. No decorrer da tese, produzi uma historicização das palavras que designam a pessoa com deficiência, observando como essas palavras estão sendo ditas e reditas nos documentos oficiais e como isso produz efeitos na sociedade, considerando como outros dizeres se apropriam desses significados.por
dc.contributor.advisor1Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356872087811361por
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer
dc.contributor.referee2Morello, Rosângela
dc.contributor.referee3Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee4Della Méa, Célia Helena de Pelegrini
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736869452266347por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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