dc.creator | Person, Vanessa Aina | |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T13:32:54Z | |
dc.date.available | 2023-06-01T13:32:54Z | |
dc.date.issued | 2023-04-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29272 | |
dc.description.abstract | Learning scientific concepts and phenomena can be challenging, especially because they
present a specific language and because many processes are not possible to visualize with the
naked eye. This thesis sought to investigate the pedagogical strategies that aim to mitigate
limitations and learning difficulties in the teaching of biochemistry and later devoted itself to
the study of biological membranes, resulting in two articles and a manuscript. The theoretical
framework that permeates this research is of a historical-cultural nature, with interlocutions
between Vygotskian studies and Leontiev's theory of activity. This research has a qualitative
approach in which the data analysis instruments were based on questionnaires and other
materials produced by the students. Data analysis was based on Content Analysis. In the first
study, the didactic modalities used to teach Biochemistry in Brazil were identified, and why
these modalities can be considered motivating for teaching and learning. A bibliographical
study was carried out in which most of the research described active teaching processes,
pointing to a tendency focused on the student as the protagonist of learning. The second study
investigated the conceptions of undergraduate and graduate students about biological
membranes and their knowledge about the models that evolved throughout the recent history
of Biological Sciences. The results revealed that students know the membrane model
described by Singer and Nicolson, published in 1972, but are unaware of the existence of
other models of biological membranes. Our findings suggest that knowledge about biological
membranes is taught in a non-mechanical way, including the critical and historical aspects
that drove the evolution of models in order to trigger meaningful learning. Finally, the
manuscript describes the proposal and development of an experimental activity that can be
carried out both in educational institutions and in students' homes, using cheap and easily
accessible materials, with the aim of developing the conceptual meaning through
experimentation. Our analysis indicates that it is possible to trigger the conceptual meaning of
biochemical phenomena that occur in biological membranes from macroscopic observations
and inferences through experimentation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de bioquímica | por |
dc.subject | Conceitos científicos | por |
dc.subject | Significação conceitual | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Teaching of biochemistry | eng |
dc.subject | Scientific concepts | eng |
dc.subject | Conceptual meaning | eng |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.title | Desafios no ensino de bioquímica das membranas biológicas: concepções, experimentações e metodologias de ensino | por |
dc.title.alternative | Challenges in teaching biochemistry of biological membranes: conceptions, experiments and teaching methodologies | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Aprender conceitos e fenômenos científicos pode ser desafiador, especialmente por
apresentarem uma linguagem específica e porque muitos processos não são possíveis de
visualização a olho nu. Esta tese buscou investigar as estratégias pedagógicas que visam
atenuar as limitações e dificuldades de aprendizagem no ensino de bioquímica e
posteriormente dedicou-se ao estudo das membranas biológicas, resultando em dois artigos e
um manuscrito. O referencial teórico que perpassa esta pesquisa é de cunho histórico-cultural,
com interlocuções entre estudos vigotskianos e a teoria da atividade de Leontiev. A presente
pesquisa tem uma abordagem qualitativa em que os instrumentos de análise de dados foram
baseados a partir de questionários e outros materiais produzidos pelos estudantes. A análise
dos dados ocorreu com base na Análise de conteúdo. No primeiro estudo foram identificadas
as modalidades didáticas utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil e, porque estas
modalidades podem ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem. Foi realizado
um estudo bibliográfico em que a maioria das pesquisas descreveu processos ativos de ensino,
apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem. O
segundo estudo investigou as concepções de alunos de graduação e pós-graduação sobre
membranas biológicas e seus conhecimentos sobre os modelos que evoluíram ao longo da
história recente das Ciências Biológicas. Os resultados revelaram que os alunos conhecem o
modelo de membrana descrito por Singer e Nicolson, publicado em 1972, mas desconhecem a
existência de outros modelos de membranas biológicas. Nossos achados sugerem que o
conhecimento sobre membrana biológica seja ensinado de forma não mecânica, incluindo os
aspectos críticos e históricos que impulsionaram a evolução dos modelos afim de desencadear
uma aprendizagem com significado. Para finalizar, o manuscrito descreve a proposta e o
desenvolvimento de uma atividade experimental que pode ser realizada tanto nas instituições
de ensino como nas residências dos alunos, utilizando materiais baratos e de fácil acesso, com
a finalidade de desenvolver a significação conceitual meio da experimentação. Nossa análise
indica que é possível acionar o significado conceitual de fenômenos bioquímicos que ocorrem
em membranas biológicas a partir de observações macroscópicas e inferências por meio da
experimentação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Joao Batista Teixeira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3935055744673018 | por |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Daniel Mendes Pereira Ardisson de | |
dc.contributor.referee2 | Loreto, Elgion Lucio Da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Chitolina, Maria Rosa | |
dc.contributor.referee4 | Carpes, Pâmela Billig Mello | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5388729623151479 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |