Mostrar registro simples

dc.creatorPerson, Vanessa Aina
dc.date.accessioned2023-06-01T13:32:54Z
dc.date.available2023-06-01T13:32:54Z
dc.date.issued2023-04-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29272
dc.description.abstractLearning scientific concepts and phenomena can be challenging, especially because they present a specific language and because many processes are not possible to visualize with the naked eye. This thesis sought to investigate the pedagogical strategies that aim to mitigate limitations and learning difficulties in the teaching of biochemistry and later devoted itself to the study of biological membranes, resulting in two articles and a manuscript. The theoretical framework that permeates this research is of a historical-cultural nature, with interlocutions between Vygotskian studies and Leontiev's theory of activity. This research has a qualitative approach in which the data analysis instruments were based on questionnaires and other materials produced by the students. Data analysis was based on Content Analysis. In the first study, the didactic modalities used to teach Biochemistry in Brazil were identified, and why these modalities can be considered motivating for teaching and learning. A bibliographical study was carried out in which most of the research described active teaching processes, pointing to a tendency focused on the student as the protagonist of learning. The second study investigated the conceptions of undergraduate and graduate students about biological membranes and their knowledge about the models that evolved throughout the recent history of Biological Sciences. The results revealed that students know the membrane model described by Singer and Nicolson, published in 1972, but are unaware of the existence of other models of biological membranes. Our findings suggest that knowledge about biological membranes is taught in a non-mechanical way, including the critical and historical aspects that drove the evolution of models in order to trigger meaningful learning. Finally, the manuscript describes the proposal and development of an experimental activity that can be carried out both in educational institutions and in students' homes, using cheap and easily accessible materials, with the aim of developing the conceptual meaning through experimentation. Our analysis indicates that it is possible to trigger the conceptual meaning of biochemical phenomena that occur in biological membranes from macroscopic observations and inferences through experimentation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de bioquímicapor
dc.subjectConceitos científicospor
dc.subjectSignificação conceitualpor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectTeaching of biochemistryeng
dc.subjectScientific conceptseng
dc.subjectConceptual meaningeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.titleDesafios no ensino de bioquímica das membranas biológicas: concepções, experimentações e metodologias de ensinopor
dc.title.alternativeChallenges in teaching biochemistry of biological membranes: conceptions, experiments and teaching methodologieseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAprender conceitos e fenômenos científicos pode ser desafiador, especialmente por apresentarem uma linguagem específica e porque muitos processos não são possíveis de visualização a olho nu. Esta tese buscou investigar as estratégias pedagógicas que visam atenuar as limitações e dificuldades de aprendizagem no ensino de bioquímica e posteriormente dedicou-se ao estudo das membranas biológicas, resultando em dois artigos e um manuscrito. O referencial teórico que perpassa esta pesquisa é de cunho histórico-cultural, com interlocuções entre estudos vigotskianos e a teoria da atividade de Leontiev. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa em que os instrumentos de análise de dados foram baseados a partir de questionários e outros materiais produzidos pelos estudantes. A análise dos dados ocorreu com base na Análise de conteúdo. No primeiro estudo foram identificadas as modalidades didáticas utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil e, porque estas modalidades podem ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem. Foi realizado um estudo bibliográfico em que a maioria das pesquisas descreveu processos ativos de ensino, apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem. O segundo estudo investigou as concepções de alunos de graduação e pós-graduação sobre membranas biológicas e seus conhecimentos sobre os modelos que evoluíram ao longo da história recente das Ciências Biológicas. Os resultados revelaram que os alunos conhecem o modelo de membrana descrito por Singer e Nicolson, publicado em 1972, mas desconhecem a existência de outros modelos de membranas biológicas. Nossos achados sugerem que o conhecimento sobre membrana biológica seja ensinado de forma não mecânica, incluindo os aspectos críticos e históricos que impulsionaram a evolução dos modelos afim de desencadear uma aprendizagem com significado. Para finalizar, o manuscrito descreve a proposta e o desenvolvimento de uma atividade experimental que pode ser realizada tanto nas instituições de ensino como nas residências dos alunos, utilizando materiais baratos e de fácil acesso, com a finalidade de desenvolver a significação conceitual meio da experimentação. Nossa análise indica que é possível acionar o significado conceitual de fenômenos bioquímicos que ocorrem em membranas biológicas a partir de observações macroscópicas e inferências por meio da experimentação.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Joao Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935055744673018por
dc.contributor.referee1Araújo, Daniel Mendes Pereira Ardisson de
dc.contributor.referee2Loreto, Elgion Lucio Da Silva
dc.contributor.referee3Chitolina, Maria Rosa
dc.contributor.referee4Carpes, Pâmela Billig Mello
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388729623151479por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International