A percepção da educação ambiental pelos acadêmicos do curso de Agronomia da UFSM
Resumo
Neste trabalho procurou-se avaliar a percepção da educação ambiental dos acadêmicos do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. Foi realizada uma pesquisa partindo-se dos métodos indutivo e descritivo. A pesquisa valeu-se, na parte prática, do recurso da coleta de dados por meio de questionários destinados aos alunos do curso de Agronomia buscando saber a realidade ambiental em que os atores estão envolvidos e como pensam a educação ambiental. A pesquisa seguiu uma seqüência partindo da educação ambiental no cenário global, envolvendo assuntos que tratam da globalização, dos movimentos ambientais e desenvolvimento sustentável, remetendo-se a educação ambiental em nível de universidade e delimitando-se ao estudo no Curso de Agronomia. Foi realizada uma análise considerando as respostas dos acadêmicos a questões referentes as suas preocupações e responsabilidades com o meio ambiente enquanto futuros profissionais atuantes na sociedade com base numa formação comprometida com as questões sociais e ambientais, trabalhando de forma a refletir sobre a crise que abala as condições de vida dos seres envolvidos no processo de crescimento da sociedade, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Fica clara, portanto, a necessidade de reforçar a importância do cumprimento do papel social da Universidade no que se refere à preocupação com a fragmentação do conhecimento, à uma formação mais humanística, à indissociação do ensino, pesquisa e extensão que ofereça à sociedade, respostas aos seus anseios, em especial com relação às questões ambientais.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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