Alfabetização, letramento e as tecnologias digitais no ensino remoto: a construção de uma cartilha digital
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Data
2023-03-31Primeiro membro da banca
Silva, João Alberto da
Segundo membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa 2: Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria. O tema teve origem
ainda durante o cenário da pandemia de Covid-19, com o retorno às aulas presenciais
após o período de ensino remoto. Investigou-se através dele, como foram propiciadas
as atividades de alfabetização e letramento para alunos de escolas públicas e
privadas de Santo Ângelo/RS durante esse período atípico. Além disso, tinha como
objetivo compreender o papel das tecnologias neste contexto, se as aulas foram
mediadas ou não por tecnologias digitais e como foi o acesso dos estudantes no
espaço pesquisado aos conteúdos escolares. Trata-se de uma pesquisa de
abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é descritiva, com
procedimentos de levantamento. O ensino remoto já foi, por si só, um grande desafio,
mas ao pensar em crianças pequenas, em idades de alfabetização, alguns
professores consideraram que esse desafio ficou ainda maior. Através de
questionários respondidos por coordenadoras pedagógicas e professoras
alfabetizadoras, pôde-se notar que houve empenho e dedicação por parte delas para
que a alfabetização e o letramento realmente acontecessem. Também foi analisado o
papel das famílias e da gestão escolar neste cenário, ao observar o quanto as
tecnologias ainda precisam ser inseridas no contexto escolar, pois o nível de
desigualdade de acesso a elas foi ainda mais percebido durante as aulas remotas e
houve carência na formação dos professores nessa área. Por se tratar de uma
pesquisa de Mestrado Profissional, houve a elaboração de um produto de pesquisa,
neste caso, a Cartilha: alfabetização, letramento e tecnologias digitais. Ela traz
sugestões de atividades mediadas por tecnologias que podem contribuir com os
planos de aula dos professores alfabetizadores. A cartilha é um Recurso Educacional
Aberto, em formato digital que pode ser utilizado em diferentes sistemas de ensino,
compartilhado e adaptado a cada realidade. Espera-se que esse recurso seja
significativo para a alfabetização e o letramento em diversas escolas.
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