Mineração de dados para análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental
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Date
2022-11-30Primeiro coorientador
Moreira Junior, Fernando de Jesus
Primeiro membro da banca
Pereira, Adriana Soares
Segundo membro da banca
Manica, Edimar
Metadata
Show full item recordAbstract
Nos dias atuais, o desafio para o campo das políticas sociais é melhorar a qualidade
da Educação Básica, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a
medida utilizada para mensurar o desempenho do Sistema Educacional Brasileiro.
Para enfrentar esse desafio, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm
se mostrado uma plataforma útil de apoio ao processo de aprendizagem, gerando
grandes quantidades de dados. Nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, o
sistema de Informatização da Secretaria da Educação (ISE) é uma ferramenta que
armazena informações dos alunos e gera dados que podem ser usados para a
descoberta de novos conhecimentos. O objetivo desta pesquisa é gerar um modelo
de predição que permita identificar alunos com potencial de reprovação, de forma que
a escola possa traçar ações mais focadas para esses estudantes, possibilitando aos
gestores e professores aplicar soluções para melhorar o desempenho dos alunos. O
desenvolvimento do trabalho ocorreu em três etapas, com um método de investigação
dedutivo, quali-quantitativo, que incluiu uma pesquisa bibliográfica acerca do tema
norteador e teve como universo de pesquisa alunos do 6º e 9º ano dos anos de 2016
a 2019. Na primeira etapa, foi realizado um estudo sobre o funcionamento do IDEB, a
utilização de técnicas de Mineração de Dados na Educação (MDE) e o processo de
descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (KDD). Na segunda etapa, foram
exploradas etapas do processo de KDD aplicando técnicas e algoritmos de mineração
de dados (MD) para a identificação de atributos relacionados ao baixo desempenho
dos alunos do 6º e 9º ano. Na terceira etapa, foram avaliados os dados e construído
um sistema web para a predição de alunos. Os resultados indicaram que, na
mineração do experimento dos alunos dos 6º anos, a maior dificuldade encontrada foi
na disciplina de matemática, o que está em consonância com os resultados obtidos
no IDEB. Já no experimento dos alunos do 9º ano, a disciplina com maior dificuldade
foi ciências. Em ambos os experimentos, o padrão encontrado pelo algoritmo como
nó raiz foi a nota do 2º trimestre em matemática para o 6º ano e ciências para o 9º,
possibilitando aos gestores uma ação necessária para auxiliar alunos que possam ser
reprovados.
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