dc.creator | Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro | |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T12:12:00Z | |
dc.date.available | 2023-06-06T12:12:00Z | |
dc.date.issued | 2023-03-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29315 | |
dc.description.abstract | This investigative proposal emerged from two trajectories, practical and experiential during
my training as a Graduate in Pedagogy. The first is the compulsory curricular internship
experienced in the 4th year of Elementary School (PE) in a Municipal School of Santa Maria.
The second disposes of my practice as a teacher who teaches Mathematics in the municipality
of Santo Augusto in the initial years in the period of the 2nd semester of 2019. Therefore, the
objective is to analyze the curriculum of mathematics of the early years in the formation of
Pedagogos (as) of UFSM. For this, the research has a qualitative methodological basis,
bibliographical and documentary review, including the participation of graduates of the year
2019 of the Degree Course in Pedagogy of UFSM from an open questionnaire. In short, we
analyzed the process of formation of these pedagogos and brought the narratives of
experiences lived by these subjects during the curricular internship in Mathematics - initial
years. In the course of the analysis, we focused on the reflections of these experiences in
relation to pedagogical practices in the Teaching of Mathematics of the early years of PE.
Then, we divided these discussions and analyzes in the following sessions: experiences of the
graduate in Pedagogy in basic education with Mathematics; experiences of the graduate in
Pedagogy in the Compulsory Curricular Internship with the discipline of Mathematics in the
early years of PE; Significant Learning in training as a Pedagogue in the Course with the
disciplines of Mathematics in the early years of PE and Mathematics Education under the
vision of these Graduates in Pedagogy. Thus, we seek an intermediate between the practices
and theories about the Formation of the Pedagogue through this investigative analysis and
which meanings, narratives and paths can contribute to the formation of Pedagogues and the
duality of teaching and learning Mathematics Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Pedagogo | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Initial training | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Pedagogue | eng |
dc.title | Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática | por |
dc.title.alternative | Voices and narratives of the 2019 graduators of the daytime degree in Pedagogy at UFSM on initial training in the curriculum context of subjects of Mathematics Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no
decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio
curricular obrigatório vivenciado no 4.° ano do ensino fundamental (EF) em uma Escola
Municipal de Santa Maria. A segunda dispõe da minha prática como professora que ensina
Matemática no município de Santo Augusto nos anos iniciais no período do 2.° semestre de
2019. Em virtude disso, objetiva-se analisar detalhadamente o processo formativo do
Pedagogo no ensino da matemática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM. Para
isso, a pesquisa tem base metodológica qualitativa e revisão bibliográfica, incluindo a
participação de egressos do ano de 2019 do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM a
partir de um questionário aberto. Trouxemos também para o caminho investigativo, a
perspectiva metodológica de Josso no contexto de narrativas. Em suma, analisamos o
processo de formação desses pedagogos e trouxemos as narrativas de experiências vividas por
esses sujeitos durante o estágio curricular em Matemática – anos iniciais. No decorrer da
análise, focalizamos nas reflexões dessas vivências em relação às práticas pedagógicas no
ensino da Matemática dos anos iniciais do EF. Em seguida, dividimos essas discussões e
análises nas seguintes sessões: experiências do egresso em Pedagogia na educação básica com
a Matemática; vivências do egresso em Pedagogia no Estágio Curricular Obrigatório com a
ementa disciplina da Matemática nos anos iniciais do EF; Aprendizagem Significativa na
formação como Pedagogo no Curso com as disciplinas da Matemática nos anos iniciais do EF
e Educação Matemática sob a visão desses Egressos em Pedagogia. Desse modo, buscamos
um intermédio entre as práticas e as teorias a respeito da Formação do Pedagogo através dessa
análise investigativa e quais sentidos, narrativas e caminhos trilhados podem contribuir para
formação de Pedagogos e, assim, ressignificar a dualidade do ensinar e apreender a Educação
Matemática. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fajardo, Ricardo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4796609278630063 | por |
dc.contributor.referee1 | Bathelt, Regina Ehlers | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Patrícia Sândalo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9903342888828576 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |