Representações sociais sobre educação ambiental: percepções de estudantes de licenciatura em uma instituição de educação superior
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Date
2023-04-14Primeiro coorientador
Merck, Ana Maria Thielen
Primeiro membro da banca
Canto-Dorow, Thais Scotti do
Segundo membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Metadata
Show full item recordAbstract
O aumento populacional e a ação humana têm causado no meio ambiente diversos
impactos e desequilíbrios. A partir da constatação da existência de uma crise
ambiental, se ampliaram as discussões das problemáticas ambientais advindas da
ação antrópica sobre o meio ambiente. Neste contexto, surge o conceito de educação
ambiental que visa o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio
ambiente e as relações que se estabelecem, com a intenção de formar sujeitos
ambientalmente críticos estimulando práticas responsáveis. O seu caráter versátil
permite que ela seja promovida em diversos ambientes. Nesse cenário o educador
ambiental a executa a partir de seus conhecimentos, representações e
intencionalidades. O objetivo deste trabalho foi identificar as Representações Sociais
de estudantes de quatro cursos de graduação; Ciências Biológicas, Física, Química e
Geografia sobre Educação Ambiental explorando as influências que as constroem e
buscando estabelecer proximidade dessas representações com as Correntes de
Educação Ambiental dentro da proposta de Sauvé. As análises partiram das respostas
dos estudantes obtidas por meio de um questionário dividido em duas seções; a
primeira investigou o perfil dos participantes com questões abertas e fechadas a
segunda utilizou a técnica de Associação Livre de Palavras, para identificar as
representações utilizamos as evocações dos participantes a partir do termo indutor;
Educação Ambiental. Os dados obtidos foram tabulados e analisados com o auxílio
do software Openevoc e WordArt e também utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin.
Os resultados obtidos foram a identificação das Correntes Naturalista,
Sustentabilidade, Conservacionista, Biorregional, Ecoeducação, Moral/ Ética e
resolutiva a partir das representações oriundas de treze Evocações (Conscientização,
Preservação, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Cuidado, Natureza, Poluição, Ensino,
Plantas, Reciclagem, Ecossistema, Árvores, Conservação e Campo). As principais
influências na construção dessas representações são as vivências com as temáticas
ambientais em diferentes ambientes como atividades de pesquisa e extensão seguida
da formação acadêmica por meio das disciplinas obrigatórias. Foi possível também
perceber que essas representações influenciam a identidade dos sujeitos enquanto
educadores ambientais pois a maioria considerou a formação em EA mais importante
para os cursos de Ciências Biológicas e Geografia. A inclusão das temáticas
ambientais nas disciplinas obrigatórias do Curso de Ciências Biológicas ocorre
raramente. O Curso de Física não apresenta nenhuma temática ambiental nas suas
matrizes, no Curso de Química ocorre ocasionalmente e o Curso de Geografia é o que
possui maior frequência na inclusão das temáticas ambientais.
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