A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
Resumen
Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo, onde se analisou o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento da Escola. Além disso, acompanhou-se algumas reuniões do Conselho Escolar e do Conselho de Classe Participativo que envolveu a participação dos pais na Escola. Utilizaram-se observações, diário de campo e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais, alunos e funcionários, levando em conta o objetivo desta investigação. Esta
investigação foi um trabalho realizado in loco com o intuito de conhecer o cotidiano de uma Escola pública da zona rural, abrindo assim, possibilidades para conhecer os problemas, as dificuldades e as virtudes de uma instituição e seus atores numa realidade pouco investigada e, de certa forma, desconhecida da nossa parte. Constatou-se que a participação dos pais na gestão da escola é superficial devido a condicionantes e/ou barreiras como, por exemplo, acesso dos pais a Escola por motivos de transporte, financeiros, pelo tempo de serviço, problemas de saúde e desinteresse, bem como pelas relações de poder e diferenças culturais entre os professores da zona rural e urbana. Assim, ao tentar compreender a realidade estudada buscou-se não apenas conformar-se com a mesma como se não fizesse parte dela, mas se espera estar, de alguma forma, participando e contribuindo para a sua reconstrução e articulação das relações de convívio da Escola com a cidadania, preservando o respeito mútuo, a escuta e o diálogo.
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- Gestão Educacional [292]
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