dc.contributor.advisor | Koff, Rogério Ferrer | |
dc.creator | Recchia, Mariângela | |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T15:04:27Z | |
dc.date.available | 2023-06-06T15:04:27Z | |
dc.date.issued | 2006-12-15 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29320 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | Considering that every newspaper is also a business, and that a business needs costumers to be
up to the market, it's known that, since 2002, there's a competition to cativate readers in Santa
Maria. When Diário de Santa Maria – part of the group RBS – was created, the hegemony of the
newspaper A Razão – that has over 70 years of tradition in the city – became threatened. The
study of the cover about the murder of the housewife, Glória Maria Nunes, in March of 2005, is
going to give more focus for the observations. A research in the database of the two vehicles
sought all kinds of information – from special reportings to small notes – about the case, aiming
to identify what strategies, such as sensationalism, espetacularização and popular journalism –
each newspapers used to cativate the reader. | eng |
dc.description.abstract | Teniendo en cuenta que todo periódico es una empresa y que una empresa para mantenerse en el
mercado necesita de consumidores para sus productos, creemos que desde mediados de 2002
existe una disputa por el lector en Santa Maria. Con la llegada del periódico ‘Diário de Santa
Maria’, del grupo RBS, la hegemonía del periódico ‘A Razão’ – con más de 70 años de
tradición en la ciudad – se vio amenazada.. La observación de la cobertura dada al asesinato de
la ama de casa Glória Maria dos Santos, en marzo de 2005, pretende dar más materialidad y
foco para las observaciones. Una investigación en el banco de datos de los dos médios buscó
todo tipo de informaciones – de reportajes especiales a pequeñas notas – buscando identificar
las estrategias – sensacionalismo, espectacularización de la noticia o periodismo popular – que
los dos periódicos están usando para conquistar al lector. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sensacionalismo | por |
dc.subject | Espetacularização | por |
dc.subject | Jornalismo popular | por |
dc.title | Sensacionalismo, espetacularização e jornalismo popular: estratégias na disputa pelo leitor entre A Razão e Diário de Santa Maria - Uma observação sobre o caso da esquartejada – | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | Considerando que todo jornal impresso é uma empresa, e que uma empresa para se manter no
mercado precisa de consumidores para seus produtos, acredita-se que desde meados de 2002
existe uma disputa pelo leitor em Santa Maria. Com a chegada do jornal Diário de Santa Maria,
do grupo RBS, a hegemonia do jornal diário A Razão – com mais de 70 anos de tradição na
cidade – viu-se ameaçada. A observação da abordagem dada ao assassinato da dona-de-casa
Glória Maria dos Santos, em março de 2005, pretende dar mais materialidade e foco para as
observações. Uma pesquisa no banco de dados dos dois veículos buscou todos os tipos de
informações – de reportagens especiais a pequenas notas – sobre o caso, buscando identificar
que estratégias – sensacionalismo, espetacularização da notícia ou jornalismo popular - os
jornais estão usando para conquistar este leitor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |