Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
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Data
2023-01-30Primeiro membro da banca
Longhini, Marcos Daniel
Segundo membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Terceiro membro da banca
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Quarto membro da banca
Klein, Sabrina Gabriela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de Astronomia. Desse modo, foi inicialmente estabelecido relações entre os interesses dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre Astronomia e o que é apresentado nos livros didáticos e documentos educacionais. O resultado indicou proximidade entre os interesses dos estudantes com os conceitos relacionados à Astronomia sugeridos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e distanciamento dos conteúdos presentes nos livros didáticos. Após essa constatação, foi realizada uma revisão sistemática em teses e dissertações defendidas entre 2009 e 2019, a fim de investigar o que foi ensinado de Astronomia para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como, verificar a presença de embasamento na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação. A revisão sistemática resultou em duas dissertações fundamentadas na abordagem didática do Ensino por Investigação, e nenhuma na Teoria dos Campos Conceituais. Diante desse resultado, e de lacunas encontradas na literatura sobre a carência de pesquisas embasadas nesses referenciais, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos da Teoria dos Campos Conceituais e do Ensino por Investigação, evidenciando a importância para o Ensino de Ciências. A partir de então, foram elaboradas quatro Sequências de Ensino Investigativas (SEI) fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação. Cada SEI foi elaborada conforme os conceitos de Astronomia presentes na Unidade Temática Terra e Universo da BNCC, específicos para o 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Logo, a aplicação das SEI ocorreu em três escolas diferentes, sendo intitulada “Projeto Astronomia”. O objetivo foi investigar os indícios de aprendizagem sobre o Campo Conceitual de Astronomia apresentados por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental ao participarem de Sequências de Ensino Investigativas elaboradas a partir da Unidade Temática Terra e Universo da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, ao final das SEI foi realizado um Quiz da Astronomia, constituído por questões fechadas sobre os principais conceitos abordados ao longo das intervenções didáticas. Os resultados da pesquisa indicaram desempenho satisfatório dos estudantes, bem como indícios significativos de aprendizagem em relação aos principais conceitos relacionados ao Campo Conceitual de Astronomia, abordados ao longo das SEI. Contudo, os estudantes do 6º ano apresentaram maior dificuldade para compreensão de alguns conceitos, ao passo que, estudantes do 7º, 8º e 9º ano não apresentaram dificuldades significativas sobre os conceitos abordados. Portanto, esta tese reconhece e evidencia as potencialidades dos referenciais utilizados para o processo de ensino e aprendizagem de Astronomia.
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