A importância da inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos de educação física escolar a partir do conteúdo capoeira
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Data
2004-03-22Primeiro membro da banca
Kunz, Elenor
Segundo membro da banca
Dias, José Francisco Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo propõe-se a analisar pedagogicamente a capoeira para sistematizá-la enquanto conteúdo escolar na disciplina de Educação Física, construindo uma possibilidade de inclusão da cultura-afro na escola. Neste sentido, propomos um trabalho de resgate histórico-cultural da capoeira, já que se constitui em uma das manifestações que trazem na sua origem vários fundamentos de matrizes africanas. Entendemos que este conteúdo na escola possibilita a discussão e reflexão sobre temas como: a exclusão social, a discriminação racial, políticas públicas e ações afirmativas. O primeiro passo para realização deste estudo foi a construção de uma matriz orientada na perspectiva do materialismo histórico e dialético, onde se investigou temas como: Multiculturalismo, Políticas de Ação Afirmativa, Identidade Afro-brasileira, Discriminação Racial e a Capoeira no contexto educacional. Esta pesquisa foi construída através de uma abordagem bibliográfica e propositiva. No desenvolvimento do trabalho pretende-se resgatar a contribuição histórica do negro na construção da cultura brasileira; problematizar a luta do Movimento Negro considerando seus avanços e retrocessos; contextualizar a capoeira enquanto movimento de resistência; propor a conscientização da comunidade escolar sobre a diversidade étnica e cultural existente em nosso País. Com este espírito desenvolve-se este trabalho sem pretender simplesmente colocar a capoeira na escola e dizer que a cultura e verdadeira história do povo negro estará contemplada, mas sistematizando a capoeira como conteúdo da Educação Física e extraindo deste conteúdo o conhecimento necessário para desenvolver sujeitos autônomos e críticos, capazes de refletir e entender a serviço de que projeto estão colocados, os valores que norteiam a nossa sociedade e se sintam sujeitos históricos no processo de mudança social.
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