As concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais
Visualizar/ Abrir
Data
2010-03-17Autor
Marchesan, Alexandra Pozzatti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização
do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto
pedagógico da escola, a fim de evidenciar quais concepções sobre a organização do trabalho
pedagógico estão presentes neste documento. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica
de cunho qualitativo-narrativo de caráter sociocultural, por ser uma pesquisa na área da educação, a
qual se estudou concepções que estão permeadas de subjetividades. Desse modo, utilizou-se o
estudo sociocultural, segundo Bolzan (2002), porque o sujeito ao narrar sua trajetória profissional e
pessoal deixa implícito o seu contexto social e cultural. Nesta direção, contou-se com a participação
de uma Escola Estadual da região da quarta colônia, realizando entrevista narrativa semi-estruturada
com quatro professores que atuam nos anos iniciais. Dessa maneira, a fim de analisar as narrativas
das professoras colaboradoras utilizou-se análise de conteúdo por ser um procedimento que ajuda a
compreender a linguagem ou a comunicação. Desse modo, para compreender a organização do
trabalho pedagógico organizou-se quatro dimensões categoriais: trabalho pedagógico,
planejamento, plano de estudo e projeto pedagógico. Nessa perspectiva, acredita-se que o
trabalho pedagógico está relacionado ao planejamento, ao plano de estudo, bem como ao projeto
pedagógico, pois ao analisar cada dimensão observou-se que em alguma medida as ideias se
fundem e se interligam. Assim, a partir das análises realizadas nas dimensões categoriais evidenciouse
que se faz necessária a realização de um trabalho conjunto entre os professores para que estes
possam repensar sua prática a partir da troca de experiências com os colegas. Isso requer maior
participação da coordenação pedagógica no sentido de organizar espaços para estes professores se
encontrarem e poderem discutir questões que envolvem a escola, bem como o projeto pedagógico e
o plano de estudo. Destaca-se, a importância do envolvimento de todos os participantes do processo
educacional, no sentido de participar ativamente das atividades pedagógicas na instituição
explicitando suas concepções, com o objetivo de compartilhar conhecimento. Considerando o
conjunto de narrativas analisadas, infere-se que os elementos constitutivos das dimensões
categoriais permeiam tais concepções, pois acredita-se que a organização do trabalho pedagógico
implica a clareza sobre o projeto pedagógico, seu plano de estudo por série, bem como o
planejamento deles recorrente. Assim, pensar na organização do trabalho pedagógico indica a
compreensão das temáticas que o compõem como se evidenciou ao longo deste estudo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]