Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorMarchesan, Alexandra Pozzatti
dc.date.accessioned2017-05-26T13:09:59Z
dc.date.available2017-05-26T13:09:59Z
dc.date.issued2010-03-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2940
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed at understanding teachers conceptions about the organization of educational work in the first years of elementary school. Besides knowing the school's educational project, to show what views on the pedagogical work organization are present in this document. To this end, we used a methodological approach to qualitative-narrative of socio-cultural character, as a research in education, which is permeated studied conceptions of subjectivity. Thus, we used the sociocultural study, according Bolzan (2002), because the subject to narrate his professional and personal implies its social and cultural context. This direction was counted with the participation of a state school in the region of the fourth colony, performing semi-structured narrative interview with four teachers working in early years. Thus, in order to analyze the narratives of teachers to be used for content analysis is a procedure that helps to understand the language or communication. Therefore, to understand the organization of educational work was organized four categorical dimensions: pedagogical work, planning, study plan and teaching project. From this perspective, it is believed that the work is related to educational planning, study plan, and the pedagogical project, because when analyzing each dimension was noted that to some extent the ideas merge and intertwine. Thus, from the analysis performed on categorical dimensions became evident that it is necessary to carry out joint work among teachers to enable them to rethink their practice based on the exchange of experiences with colleagues. This requires greater participation of the pedagogical coordination to organize spaces for these teachers can meet and discuss issues involving the school and the teaching project and study plan. Stands the importance of involving all participants in the educational process, to actively participate in educational activities at the institution explaining his views, with the objective of sharing knowledge. Considering all the narratives analyzed, it appears that the constituent elements of these concepts permeate categorical dimensions, as it is believed that the organization of educational work involves clarity about the educational project, your plan of study by grade, as well as planning their applicant. So, think about the organization of educational work indicates an understanding of the issues that comprise as evidenced throughout this study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPlano de estudopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.titleAs concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciaispor
dc.title.alternativeConceptions of teachers about the organization of educational work in the early yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto pedagógico da escola, a fim de evidenciar quais concepções sobre a organização do trabalho pedagógico estão presentes neste documento. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo-narrativo de caráter sociocultural, por ser uma pesquisa na área da educação, a qual se estudou concepções que estão permeadas de subjetividades. Desse modo, utilizou-se o estudo sociocultural, segundo Bolzan (2002), porque o sujeito ao narrar sua trajetória profissional e pessoal deixa implícito o seu contexto social e cultural. Nesta direção, contou-se com a participação de uma Escola Estadual da região da quarta colônia, realizando entrevista narrativa semi-estruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais. Dessa maneira, a fim de analisar as narrativas das professoras colaboradoras utilizou-se análise de conteúdo por ser um procedimento que ajuda a compreender a linguagem ou a comunicação. Desse modo, para compreender a organização do trabalho pedagógico organizou-se quatro dimensões categoriais: trabalho pedagógico, planejamento, plano de estudo e projeto pedagógico. Nessa perspectiva, acredita-se que o trabalho pedagógico está relacionado ao planejamento, ao plano de estudo, bem como ao projeto pedagógico, pois ao analisar cada dimensão observou-se que em alguma medida as ideias se fundem e se interligam. Assim, a partir das análises realizadas nas dimensões categoriais evidenciouse que se faz necessária a realização de um trabalho conjunto entre os professores para que estes possam repensar sua prática a partir da troca de experiências com os colegas. Isso requer maior participação da coordenação pedagógica no sentido de organizar espaços para estes professores se encontrarem e poderem discutir questões que envolvem a escola, bem como o projeto pedagógico e o plano de estudo. Destaca-se, a importância do envolvimento de todos os participantes do processo educacional, no sentido de participar ativamente das atividades pedagógicas na instituição explicitando suas concepções, com o objetivo de compartilhar conhecimento. Considerando o conjunto de narrativas analisadas, infere-se que os elementos constitutivos das dimensões categoriais permeiam tais concepções, pois acredita-se que a organização do trabalho pedagógico implica a clareza sobre o projeto pedagógico, seu plano de estudo por série, bem como o planejamento deles recorrente. Assim, pensar na organização do trabalho pedagógico indica a compreensão das temáticas que o compõem como se evidenciou ao longo deste estudo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples