dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Marchesan, Alexandra Pozzatti | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T13:09:59Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T13:09:59Z | |
dc.date.issued | 2010-03-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2940 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at understanding teachers conceptions about the organization of educational work in
the first years of elementary school. Besides knowing the school's educational project, to show what
views on the pedagogical work organization are present in this document. To this end, we used a
methodological approach to qualitative-narrative of socio-cultural character, as a research in
education, which is permeated studied conceptions of subjectivity. Thus, we used the sociocultural
study, according Bolzan (2002), because the subject to narrate his professional and personal implies
its social and cultural context. This direction was counted with the participation of a state school in the
region of the fourth colony, performing semi-structured narrative interview with four teachers working
in early years. Thus, in order to analyze the narratives of teachers to be used for content analysis is a
procedure that helps to understand the language or communication. Therefore, to understand the
organization of educational work was organized four categorical dimensions: pedagogical work,
planning, study plan and teaching project. From this perspective, it is believed that the work is related
to educational planning, study plan, and the pedagogical project, because when analyzing each
dimension was noted that to some extent the ideas merge and intertwine. Thus, from the analysis
performed on categorical dimensions became evident that it is necessary to carry out joint work
among teachers to enable them to rethink their practice based on the exchange of experiences with
colleagues. This requires greater participation of the pedagogical coordination to organize spaces for
these teachers can meet and discuss issues involving the school and the teaching project and study
plan. Stands the importance of involving all participants in the educational process, to actively
participate in educational activities at the institution explaining his views, with the objective of sharing
knowledge. Considering all the narratives analyzed, it appears that the constituent elements of these
concepts permeate categorical dimensions, as it is believed that the organization of educational work
involves clarity about the educational project, your plan of study by grade, as well as planning their
applicant. So, think about the organization of educational work indicates an understanding of the
issues that comprise as evidenced throughout this study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Plano de estudo | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.title | As concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Conceptions of teachers about the organization of educational work in the early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização
do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto
pedagógico da escola, a fim de evidenciar quais concepções sobre a organização do trabalho
pedagógico estão presentes neste documento. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica
de cunho qualitativo-narrativo de caráter sociocultural, por ser uma pesquisa na área da educação, a
qual se estudou concepções que estão permeadas de subjetividades. Desse modo, utilizou-se o
estudo sociocultural, segundo Bolzan (2002), porque o sujeito ao narrar sua trajetória profissional e
pessoal deixa implícito o seu contexto social e cultural. Nesta direção, contou-se com a participação
de uma Escola Estadual da região da quarta colônia, realizando entrevista narrativa semi-estruturada
com quatro professores que atuam nos anos iniciais. Dessa maneira, a fim de analisar as narrativas
das professoras colaboradoras utilizou-se análise de conteúdo por ser um procedimento que ajuda a
compreender a linguagem ou a comunicação. Desse modo, para compreender a organização do
trabalho pedagógico organizou-se quatro dimensões categoriais: trabalho pedagógico,
planejamento, plano de estudo e projeto pedagógico. Nessa perspectiva, acredita-se que o
trabalho pedagógico está relacionado ao planejamento, ao plano de estudo, bem como ao projeto
pedagógico, pois ao analisar cada dimensão observou-se que em alguma medida as ideias se
fundem e se interligam. Assim, a partir das análises realizadas nas dimensões categoriais evidenciouse
que se faz necessária a realização de um trabalho conjunto entre os professores para que estes
possam repensar sua prática a partir da troca de experiências com os colegas. Isso requer maior
participação da coordenação pedagógica no sentido de organizar espaços para estes professores se
encontrarem e poderem discutir questões que envolvem a escola, bem como o projeto pedagógico e
o plano de estudo. Destaca-se, a importância do envolvimento de todos os participantes do processo
educacional, no sentido de participar ativamente das atividades pedagógicas na instituição
explicitando suas concepções, com o objetivo de compartilhar conhecimento. Considerando o
conjunto de narrativas analisadas, infere-se que os elementos constitutivos das dimensões
categoriais permeiam tais concepções, pois acredita-se que a organização do trabalho pedagógico
implica a clareza sobre o projeto pedagógico, seu plano de estudo por série, bem como o
planejamento deles recorrente. Assim, pensar na organização do trabalho pedagógico indica a
compreensão das temáticas que o compõem como se evidenciou ao longo deste estudo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |