dc.creator | Pegoraro, Aline Silveira Machado | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T20:06:23Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T20:06:23Z | |
dc.date.issued | 2022-10-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29404 | |
dc.description.abstract | This study, linked to the research line Management of Educational Technologies in
Network, of the Graduate Program in Educational Technologies in Network and of the
Interdisciplinary Research Group in Education, of the Federal University of Santa
Maria, covered the theme of Agenda 2030 and the technologies to enrich the literacy
process of children in vulnerable situations. In turn, the main objective was to identify
the technological alternatives existing in the school that could enrich the literacy
process of children in situations of social vulnerability, following the research problem:
how technology contributes to the literacy of children in situation of social vulnerability?
As for the theoretical foundation, it was guided through the path of construction of the
2030 agenda, the bibliographic research using the history of literacy with a timeline of
programs and public policies, as well as theoretical support from authors referring to
the theme, such as Freire ( 1983), Ferreiro (1996, 1999), among others. For this, the
methodological procedures followed corroborate with a research with a qualitative
descriptive approach of the participant type, using as an instrument for the collection
and production of the data a semi-structured interview applied to the teachers of the
first and second years of the initial years of elementary school and to the manager from
a public teaching institution of the municipal network, located in the peripheral zone of
the city of Santa Maria, RS, for the analysis of the data, the discourse analysis and
categorical analysis of Bardin (2011) were used, in which five categories emerged:
literacy, international policies, social vulnerability, technologies, active methodologies.
Through the categories, it was possible to obtain the results in which the teachers
understand literacy as a process that depends on previous experiences at school; they
do not have knowledge about international policies and do not seek to know; the
community around the school is highly vulnerable; technologies combined with active
methodologies provide a more attractive and autonomous education for children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Agenda 2030 | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.title | A Agenda 2030 e as tecnologias no enriquecimento do processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade | por |
dc.title.alternative | The 2030 Agenda and technologies in enriching the literacy process for children in vulnerability situation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em
Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa
Maria, abrangeu a temática da Agenda 2030 e as tecnologias no enriquecimento do
processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade. Por sua vez,
teve-se por objetivo principal identificar as alternativas tecnológicas existentes na
escola que puderam enriquecer o processo de alfabetização de crianças em situação
de vulnerabilidade social, seguindo por norte a problemática da pesquisa: como a
tecnologia contribui para a alfabetização de crianças em situação .de vulnerabilidade
social? Já para fundamentação teórica, norteou-se através do caminho de construção
da agenda 2030, da pesquisa bibliográfica recorrendo a história da alfabetização com
uma linha do tempo dos programas e políticas públicas, bem como um suporte teórico
de autores referentes ao tema, como Freire (1983), Ferreiro (1996, 1999), entre
outros. Para isto, os procedimentos metodológicos seguidos corroboram com uma
pesquisa com abordagem qualitativa descritiva do tipo participante, utilizando como
instrumento para a coleta e produção dos dados uma entrevista semiestruturada
aplicada às professoras dos primeiros e segundos anos dos anos inicias do ensino
fundamental e para a gestora de uma instituição pública de ensino da rede municipal,
localizada da zona periférica da cidade de Santa Maria, RS, para a análise dos dados
foi utilizada a análise do discurso e análise categorial de Bardin (2011), na qual
emergiram cinco categorias: alfabetização, políticas internacionais, vulnerabilidade
social, tecnologias, metodologias ativas. Através das categorias foi possível obter os
resultados nos quais as professoras entendem a alfabetização como um processo que
depende das experiências anteriores à escola; não possuem conhecimento sobre as
políticas internacionais e não buscam conhecer; a comunidade ao redor da escola
está inserida em grande vulnerabilidade; as tecnologias aliadas às metodologias
ativas proporcionam uma educação mais atrativa e autônoma para às crianças. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7103505448590793 | por |
dc.contributor.referee1 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Canabarro, Renata Corcini Carvalho | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1237638885444993 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |