A ênfase dada à formação inicial do professor de Educação Física do CEFD/UFSM a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão do período de 2009
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a ênfase da formação inicial proposta
pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e registrados no GAP no ano de
2009 pelo corpo docente do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), bem como investigar quem são os alunos envolvidos em tais
projetos. Trata-se de uma pesquisa documental – desenvolvida por meio do levantamento e
análise dos projetos com registro (tanto novo quanto em andamento) em 2009 no GAP/CEFD –, e
exploratória, realizada por meio do levantamento dos alunos envolvidos em tais projetos.
Integraram a análise documental da investigação setenta e oito projetos de ensino, pesquisa e
extensão. Através desta foi possível constatar que a grande parte dos projetos está voltada para o
enfoque biológico-esportivo e com caráter de extensão, sendo que a maioria dos alunos que
participam desses projetos são os acadêmicos da Licenciatura (Versão-2005), que acabam se
inserindo em projetos com propostas diferentes aos seus futuros campo de trabalho. O conjunto
de projetos propostos no ano de 2009 ao mesmo tempo em que sinalizaram características e
habilidades do modelo da racionalidade técnica do conhecimento, as quais estão sendo
materializadas na formação inicial dos graduandos de licenciatura, também apresentam possíveis
redirecionamentos e caminhos para uma formação inicial vista como uma atividade reflexiva,
permanente e criativa, que se pode situar no modelo da racionalidade prática. As reflexões
construídas apontam para a extrema importância de refletir sobre as repercussões e as
contribuições dadas pelo currículo oculto na conjuntura da formação inicial, já que os projetos de
ensino, pesquisa e extensão são modelos de ações concretas que contribuem para o
desenvolvimento do perfil dos acadêmico-docentes. Esboçando para isso a premissa de que para
existirem cursos de ensino superior voltados à prática pedagógica escolar, a mudança depende de
um entendimento e de um encaminhamento coletivo através de espaços de reflexões acerca do
trabalho docente.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]