Influências da resolução de atividades STEM no processo de engajamento estudantil
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Data
2023-04-28Primeiro membro da banca
Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Segundo membro da banca
Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O engajamento estudantil tem sido um aspecto importante quando se estuda os processos de ensino e aprendizagem,
estando intimamente ligado a questões como desempenho dos estudantes e índice de evasão escolar (FREDRICKS;
BLUMENFELD; PARIS, 2004). Para Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004) o engajamento estudantil trata-se da
relação que se forma entre o estudante e suas atividades escolares. Tendo em vista, a importância do engajamento
para o processo educacional e a fim de buscar novas formas de fomentá-lo nas escolas, busca-se compreender a sua
interlocução com a Educação STEM, abordagem que vem sendo amplamente discutida e pesquisada, a qual integra
a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na busca pelo protagonismo estudantil e resolução de problemas.
Desse modo, o presente estudo pretende compreender como as atividades STEM podem promover o engajamento
estudantil. Esse estudo emerge do projeto submetido pelo grupo Grupo de Estudos do Movimento STEM (GEMS) e
aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) no edital SEBRAE/RS
03/2021, intitulado Jornada STEM - RS: Desafios Inovadores no Contexto Escolar, o qual foi destinado para
estudantes e professores do ensino médio das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Como metodologia
para esta pesquisa utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida
em três etapas: 1) Estado da arte das produções acadêmicas sobre a temática deste estudo; 2) entrevista
semiestruturada com os docentes tutores das equipes finalistas da Jornada STEM; e 3) grupo focal com os estudantes
finalistas da Jornada STEM. Os resultados encontrados referentes à análise da primeira etapa deste estudo apontam a
recenticidade do assunto no Brasil, além de um pequeno número de publicações referentes ao tema. Quanto aos
resultados da segunda etapa, estes demonstram que segundo os professores os estudantes apresentaram um forte
engajamento quanto trata-se principalmente das dimensões afetiva e agenciativa do engajamento estudantil, o que
está em consonância com o que se espera de atividades STEM, pois as mesmas buscam o protagonismo estudantil e
o estudante como agente da ação, fato que define a dimensão agenciativa. Por fim, quanto à terceira etapa do estudo,
os educandos expressaram um maior engajamento na dimensão afetiva, o que está de acordo com a percepção
relatada pelos professores tutores. Conclui-se a partir desses resultados a necessidade de maiores estudos sobre o
assunto, a fim de compreender as possibilidades que a Educação STEM pode oferecer ao engajamento dos estudantes
no processo de ensino-aprendizagem.
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