Ética e cinema: uma proposta interdisciplinar para a educação ambiental
Resumen
O Ensino de Filosofia e a Educação Ambiental são obrigatórios dentro do currículo escolar. Partindo desta realidade, esta monografia teve por objetivo Integrar a temática Educação Ambiental em aulas de Ética, conteúdo programático da disciplina Filosofia, utilizando como recurso pedagógico o Cinema. Para atingir o objetivo realizou-se uma análise bibliográfica da obrigatoriedade do Ensino de Filosofia e da Educação Ambiental dentro do currículo escolar, juntamente da importância do cinema como recurso pedagógico em geral e, em específico, para a disciplina de filosofia. Além disso, elaborou-se uma “proposta” de interdisciplinaridade entre Ética e Cinema para demonstrar que temáticas ambientais podem ser discutidas dentro de uma aula de Filosofia. A “proposta” compreende três momentos: 1) sensibilização antes da exibição do filme através das questões “O ser humano é dono da natureza ou parte dela?” e, “A lei é suficiente para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente?”; 2) Exibição do filme Wall-E; 3) Discussão dos conceitos de Antropocentrismo, Holismo, Sociedade de Consumo, Moral e Lei. Ela foi pensada para alunos do Ensino Médio, na série em que o conteúdo de Ética estiver incluída. Por caracterizar-se como “proposta” este trabalho é apenas a exposição de como trabalhar interdisciplinarmente Ética e Cinema tendo como finalidade a Educação Ambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
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