Conselhos escolares: encontros e desencontros na luta por uma gestão democrática
Abstract
Esse trabalho objetiva apresentar a importância do Conselho escolar como
organismo colegiado indispensável para a realização de uma Gestão Democrática
Participativa por isso necessitou de agentes transformadores que possam ser
protagonistas de sua própria história. Ultrapassamos séculos marcados pelo
autoritarismo, onde a palavra participação não era compreendida e nem tão pouco
vivenciada. Estas marcas foram repassadas como hereditárias e sua curo parecia
quase impossível. Porém, mesmo tardia, a transformação chegou e é percebida por
todos, no entanto a Escola, palco principal para estas transformações, não estava
preparada para acolher estes protagonistas e por isso, ficou a desejar na formação
deste novo homem. Devido a este novo contexto, a escola tem a necessidade de
refletir sobre o seu papel para a democratização da participação no âmbito escolar,
onde não só diretores e professores tenham voz, mas sim pais, alunos, funcionários
e todos que estejam interessados em ver uma nova escola, ou seja, em ver uma
escola com postura democrática dando VEZ e VOZ a todos. E o Conselho Escolar
desponta como ferramenta introdutória para esta nova realidade, porém ainda existe
resistência na aceitação da participação daqueles que, alguns julgam não fazer
parte da escola. Escola esta representada apenas por paredes. Neste sentido,
realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa através do procedimento da
pesquisa bibliográfica apresentando, assim, a interpretação de uma realidade
materializada em escritos bibliográficos. E assim, tenta-se priorizar a importância da
criação dos conselhos escolares como forma de participação de todos os agentes
educacionais, assegurada como princípio da Gestão Escolar Democrática instituída
na lei nº 9394/96, através da LDB, bem como na Constituição Federal de 1988,
conhecida como Constituição Cidadã. Apresentam-se as possibilidades de
mudanças, na medida em que os espaços de participação conquistados pelos
conselhos escolares na gestão democrática podem oferecer alternativas de
construção ainda maior de um espaço público democrático. Conforme o estudo
realizado constatou-se que sendo a educação um processo coletivo, a participação
da comunidade em Conselhos Escolares tem como meta a construção da autonomia
da escola em termos administrativos, pedagógicos e financeiros. Uma vez
conquistada à autonomia, a gestão da escola deverá centrar sua ação na proposta
administrativo-pedagógica, o que se traduz na identidade da instituição.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: