Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernández, Edgardo Gustavo
dc.creatorSantos, Fernando Ferrão dos
dc.date.accessioned2023-06-19T12:23:27Z
dc.date.available2023-06-19T12:23:27Z
dc.date.issued2011-01-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article aims to identify some possibilities and limitations in using the technologies of the Information and Communication in Teacher Education. The approach used was literature research, by which it was possible to make some considerations about the con-historical constitution of Distance Education in the world, and more specifically in particular Brazil. As we examined how this has been instituted in con-temporary. From our analysis and reflective processes undertaken in this research, it is emphasized that the accumulation of fragmented and dichotomized curricula and greater tendency to replicate the educational model for the classroom model of distance education are some of the limits that the training of teachers from distance education needs to overcome. As possi-ties can highlight the possibility of thinking of a proposal for teacher education from a more interactive and unattended. That through the use of Information and Communication Technologies and distance education, allows the overcoming of physical barriers, geographical and educational in the process of seeking knowledge allowing to follow the accelerated process of scientific and technological development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInformation technology and communicationeng
dc.subjectEducation distanceeng
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.titleA educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafiospor
dc.title.alternativeThe distance learning in teacher education: possibilities and limitseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades e desafios no uso das tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível realizar algumas considerações sobre a constituição histórica da Educação à distância no mundo, e mais especificadamente no Brasil. Assim como, analisou-se a forma como esta vem sendo instituída na contemporaneidade. A partir das análises e processos reflexivos realizados nesta pesquisa, destaca-se que o acúmulo de currículos fragmentados e dicotomizados e a grande tendência em reproduzir o modelo educativo presencial para o modelo de educação à distância, são alguns dos limites que a formação de professores a partir da educação à distância necessita superar. Enquanto possibilidades pode-se destacar a possibilidade de pensar em uma proposta de formação de professores a partir de uma perspectiva mais interativa e autônoma. Que através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da educação à distância, permite a superação das barreiras físicas, geográficas e pedagógicas no processo da busca de conhecimentos que possibilitem acompanhar o acelerado processo de desenvolvimento científico e tecnológico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto