dc.contributor.advisor | Fernández, Edgardo Gustavo | |
dc.creator | Santos, Fernando Ferrão dos | |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T12:23:27Z | |
dc.date.available | 2023-06-19T12:23:27Z | |
dc.date.issued | 2011-01-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article aims to identify some possibilities and limitations in using the technologies of
the Information and Communication in Teacher Education. The approach used was literature
research, by which it was possible to make some considerations about the con-historical
constitution of Distance Education in the world, and more specifically in particular Brazil. As we
examined how this has been instituted in con-temporary. From our analysis and reflective
processes undertaken in this research, it is emphasized that the accumulation of fragmented and
dichotomized curricula and greater tendency to replicate the educational model for the classroom
model of distance education are some of the limits that the training of teachers from distance
education needs to overcome. As possi-ties can highlight the possibility of thinking of a proposal
for teacher education from a more interactive and unattended. That through the use of Information
and Communication Technologies and distance education, allows the overcoming of physical
barriers, geographical and educational in the process of seeking knowledge allowing to follow the
accelerated process of scientific and technological development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação | por |
dc.subject | Educação à distância | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Information technology and communication | eng |
dc.subject | Education distance | eng |
dc.subject | Teachers training | eng |
dc.title | A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios | por |
dc.title.alternative | The distance learning in teacher education: possibilities and limits | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades e desafios no
uso das tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores. O
procedimento metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível realizar
algumas considerações sobre a constituição histórica da Educação à distância no mundo, e mais
especificadamente no Brasil. Assim como, analisou-se a forma como esta vem sendo instituída na
contemporaneidade. A partir das análises e processos reflexivos realizados nesta pesquisa,
destaca-se que o acúmulo de currículos fragmentados e dicotomizados e a grande tendência em
reproduzir o modelo educativo presencial para o modelo de educação à distância, são alguns dos
limites que a formação de professores a partir da educação à distância necessita superar.
Enquanto possibilidades pode-se destacar a possibilidade de pensar em uma proposta de
formação de professores a partir de uma perspectiva mais interativa e autônoma. Que através do
uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da educação à distância, permite a
superação das barreiras físicas, geográficas e pedagógicas no processo da busca de
conhecimentos que possibilitem acompanhar o acelerado processo de desenvolvimento científico
e tecnológico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |