Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorBiberg, Cleber Giliar
dc.date.accessioned2014-06-12T12:40:06Z
dc.date.available2014-06-12T12:40:06Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/294
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the democratic school management and its contributions to the quality of education in a school hall located in the urban area in the municipality of Esperança do Sul/RS, for the year of 2013. The research sought to relate the actions of school management with quality in education of the institution, since it is a debatable issue in our society today. The methodology used was the case study and had a qualitative approach, using as an instrument of data collection interview applied by the focus group technique. The data analysis was performed from the textual analysis supported the theoretical basis built to support research. The main results of the research can be seen that the school searched for an opening to democracy in management, in which all sectors are free to propose and discuss solutions in groups there is also the possibility of a higher quality of education provided, for all feel part of the educational process. It was also noted that the school researched democratic management is an effective process that includes and promotes more collaborative and participatory for all regardless of the function performed. With this, the research demonstrates that the issue deserves to be studied seriously, because it is a means to promote quality education, or with the participation of management, faculty, staff and family always looking to add and find ways for everyone to achieve their goals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade no ensinopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola municipalpor
dc.titleGestão democrática e qualidade de ensino: estudo sobre uma escola urbanapor
dc.title.alternativeDemocratic management and quality of education: a study on urban schoolpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar a gestão escolar democrática e suas contribuições para a qualidade do ensino em uma escola municipal localizada na zona urbana no município de Esperança do Sul/RS, referente ao ano de 2013. A pesquisa buscou relacionar as ações da gestão escolar com a qualidade na educação da instituição, pois é um tema bastante discutido em nossa sociedade atualmente. A metodologia usada foi o estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados a entrevistas aplicadas através da técnica do grupo focal. A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise textual apoiada na base teórica construída para fundamentar a pesquisa. Nos principais resultados da pesquisa pode-se perceber que na escola pesquisada há uma abertura para a democracia na gestão, em que todos os setores têm liberdade para propor e discutir soluções em grupos há também a possibilidade de uma maior qualidade na educação fornecida, pois todos se sentem parte do processo educativo. Também foi observado que na escola pesquisada a gestão democrática é um processo efetivo, que inclui e promove um trabalho compartilhado e participativo para todos, não importando a função desempenhada. Com isto, a pesquisa demonstra que o tema merece ser estudado com seriedade, pois se trata de um meio para promover uma educação de qualidade, seja com a participação da gestão, professores, funcionários e a família sempre procurando incluir e encontrar formas para que todos possam alcançar seus objetivos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples