dc.creator | Frizzo, Kamila | |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T19:34:32Z | |
dc.date.available | 2023-06-19T19:34:32Z | |
dc.date.issued | 2023-04-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29502 | |
dc.description.abstract | Climate change resulting from the externalities generated by the linearity of the production and
consumption economic model causes various risks to society and organizations. However, the
challenges associated with these changes may bring opportunities, driving actions and new
businesses and contributing to sustainable development. Therefore, this study aimed to analyse
the relationship between the strategic management of climate change within the circular
business model, the reputation of industrial companies and public policies. The first phase of
the research, characterized as qualitative, was carried out from a multiple case study with three
Brazilian companies. The results of this phase allowed concluding that the investigated
companies have strategic management of climate change, evidencing a relationship between
the mitigation and adaptation practices and three other factors: transition to a circular business
model, corporate reputation, and public policies. Thus, based on the results of the qualitative
stage, it was possible to confirm the assumption that strategic management of climate change
is associated with the circular business model, corporate reputation, and involvement in public
policies in the Brazilian organizational context. The second stage of the study, characterized as
quantitative, comprised a survey research with Brazilian industrial companies. The results of
this second phase made it possible to observe that strategic management of climate change
embedded in the circular business model is related to reputation and public policies, as positive
associations were found between the dimensions of dependent and independent variables. It
was also possible to notice distinctions between the adoption of climate change strategic
management, the circular business model innovation degree, the corporate reputation degree,
and the engagement public policies degree, given the significant distinctions found in the mean
difference test. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Práticas climáticas | por |
dc.subject | Economia circular | por |
dc.subject | Modelo de negócios | por |
dc.subject | Reputação corporativa | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Climate change | eng |
dc.subject | Circular economy | eng |
dc.subject | Business models | eng |
dc.subject | Corporate reputation | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Análise da relação entre a gestão estratégica de mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular, a reputação corporativa e as políticas públicas | por |
dc.title.alternative | Analysis of the relationship between climate change strategic management within the circular business model, corporate reputation and public policies | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | As mudanças climáticas decorrentes das externalidades geradas pela linearidade do modelo
econômico de produção e consumo causam vários riscos para a sociedade e para as
organizações. Entretanto, os desafios associados a essas alterações podem trazer oportunidades,
impulsionando ações e novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a gestão estratégica de
mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular, a reputação de empresas
industriais e as políticas públicas. A primeira fase da pesquisa, caracterizada como qualitativa,
foi conduzida a partir de um estudo de casos múltiplos com três empresas do Brasil. Os
resultados dessa fase permitiram concluir que as empresas investigadas possuem uma gestão
estratégica de mudanças climáticas, evidenciando uma relação entre as práticas associadas à
mitigação e à adaptação e outros três fatores: a transição para um modelo de negócios circular,
a reputação corporativa e as políticas públicas. Assim, a partir dos resultados da etapa
qualitativa, foi possível confirmar o pressuposto de que a gestão estratégica de mudanças
climáticas está ligada ao modelo de negócios circular, à reputação corporativa e ao
envolvimento em políticas públicas no contexto organizacional brasileiro. A segunda etapa do
estudo, caracterizada como quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey com
empresas industriais brasileiras. Os resultados dessa segunda fase possibilitaram observar que
a gestão estratégica de mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular está
relacionada à reputação e às políticas públicas, na medida em que foram encontradas
associações positivas entre as dimensões das variáveis dependentes e independentes. Também
foi possível notar distinções entre a adoção de uma gestão estratégica de mudanças climáticas,
o grau de inovação do modelo de negócios circular, o grau de reputação corporativa e o grau de
envolvimento em políticas públicas, tendo em vista a constatação de diferenças significativas
no teste de diferença de médias. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Clandia Maffini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Kneipp, Jordana Marques | |
dc.contributor.referee1 | Kniess, Cláudia Terezinha | |
dc.contributor.referee2 | Zamberlan, João Fernando | |
dc.contributor.referee3 | Ávila, Lucas Veiga | |
dc.contributor.referee4 | Bichueti, Roberto Schoproni | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9386729959842898 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |