Metodologias ativas offline e online na formação de professores para a educação profissional e tecnológica: trilhando os caminhos das MAPAs
Fecha
2022-12-13Primeiro membro da banca
Gomes, Raquel Salcedo
Segundo membro da banca
Santos, Leila Maria Araújo
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda os espaços educativos e os métodos de ensino-aprendizagem por terem se tornado mais ativos e reativos ao acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo. Essas mudanças nos fazem pensar que a integração das tecnologias e Metodologias Ativas pode contribuir na formação de estudantes de um Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), bacharéis e futuros profissionais da educação, que por sua vez, poderão adaptar personalizar as suas práticas educativas de acordo com as especificidades científicas da área de origem. Assim, a partir de questionamentos e reflexões, lapidamos o objetivo principal da pesquisa, ou seja, analisar em que medida as Metodologias Ativas podem ser combinadas com recursos digitais, em oficinas de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica, para possíveis personalizações online e offline. Com uma abordagem qualiquantitativa e procedimentos baseados na pesquisa-ação foram desenvolvidos e implementados sete modelos de Metodologias Ativas para a Personalização da Aprendizagem, os MAPAs, possibilitando propostas de atividades offline e online. As oficinas do Jornal Falado, Brainstorming, Júri Simulado, Descoberta e Investigação, Dramatização, Mapas Conceituais e Quiz possibilitaram a coleta e registros das informações para as análises. O Questionário Diagnóstico, Atividades Propostas, Questionário Assertivo sobre as oficinas, Rubrica e Questionário final constituíram os instrumentos de coleta de dados. Os resultados evidenciaram a relevância da utilização de Metodologias Ativas e de Recursos Educacionais Digitais como possibilidade inov(ativa) em diferentes contextos e espaços educacionais, como na EPT, bem como, da importância da intencionalidade pedagógica ao fazer uso dessas estratégias, visando contemplar tanto o currículo quanto às necessidades e aptidões dos estudantes. Além disso, percebeu-se que as metodologias cujas implementações são mais práticas, obtiveram melhores avaliações que as propostas que visavam potencializar, com maior aprofundamento, o desenvolvimento de aprendizagens cognitivas, consequentemente, exigiam maiores empenhos para a elaboração e implementação. Portanto, conclui-se que que a utilização os modelos desenvolvidos (MAPAs) para um curso de formação de professores podem sim, proporcionar a expansão de saberes dodiscentes, pois proporcionam a possibilidade de adaptação/personalização para diferentes áreas do saber, potencializando as práticas docentes dos bacharéis que buscam o curso (PEG) para qualificação pedagógica, tão necessária a para atuarem mundo do trabalho da área da educação.
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