dc.creator | Prediger, Solange | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T18:02:11Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T18:02:11Z | |
dc.date.issued | 2023-03-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29542 | |
dc.description.abstract | For the university, it has become a matter of survival considering communication as strategic,
especially public ones (such as UFSM), which depend on the legitimacy of society for their
maintenance and end up assuming multiple roles that go beyond teaching. We asked ourselves
how the organizational communication of the institutions will be affected in the context of a
sharp decrease in investments in education because, moreover, at the same time, technological
convergence requires the use of all types of media to publicize actions, generate visibility,
justify the existence of universities and explain society's investment. We understand the
challenge for the work and study area is to create procedures and regulations to guide
communication actions focused on its diverse audiences, without neglecting the precepts of an
integrated, strategic and public communication. In this respect, we understand the role of a
Communication Policy. The approval and, mainly, the implementation of a CP is essential, in
addition to being necessary, for the development of an integrated, public and strategic
organizational communication in an Federal Higher Education Institution (IFES). Therefore,
the research problem arises: what are the strategies and challenges for the implementation of a
strategic and integrated organizational CP, in light of the precepts of public communication, in
an IFES? Considering mainly the studies by Bueno (2009) on communication policy and, in
this sense, the steps for building a CP (implantation, implementation and evaluation), we
analyze how this is happening in practice. The general purpose of this study is to propose an
operational model for the implementation of an integrated, public and strategic organizational
CP in an IFES. The approach in this research is inductive method and the action research as a
research method, which is characterized as a qualitative and exploratory study. We did a
bibliographical research on the subject and, later, from the questionnaire, we verified which
IFES have CP approved. Through document search, we analyzed the PCs and websites of
institutions that had the approved document, including UFSM. Based on in-depth interviews
and participant observation, we describe the CP construction process at UFSM and present the
strategies and challenges encountered in the institution's CP implementation. Consequently, by
the end, we will have the model, with a significant range of actions that can be developed at
UFSM to improve the CP implementation process and serve as a basis for the discussion on the
construction of the CP in other institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Política de comunicação | por |
dc.subject | Instituições federais de ensino superior | por |
dc.subject | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Modelo de implementação | por |
dc.subject | Communication policy | eng |
dc.subject | Federal higher education institutions | eng |
dc.subject | Federal University of Santa Maria | eng |
dc.subject | Strategy | eng |
dc.subject | Implementation model | eng |
dc.title | A implementação de uma política de comunicação organizacional integrada, estratégica e pública em uma instituição federal de ensino superior: um modelo a partir da experiência da UFSM | por |
dc.title.alternative | The implementation of an integrated, strategic and public organizational communication policy in a federal higher education institution: a model based on the UFSM's experience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Considerar a comunicação como estratégica, para as universidades, passou a ser uma questão
de sobrevivência para elas, principalmente às públicas (como é o caso da UFSM), que
dependem da legitimidade da sociedade para sua manutenção e acabam assumindo múltiplos
papéis, que vão além do ensino. Diante do contexto de diminuição brusca de investimentos para
a educação, ao mesmo tempo em que a convergência tecnológica exige o uso de todos os tipos
de mídias para divulgar ações, gerar visibilidade, justificar a existência das universidades e
explicar o investimento da sociedade, questionamo-nos sobre como a comunicação
organizacional dessas instituições será afetada. Entendemos que o desafio para a área é criar
diretrizes e normas para orientar as ações de comunicação voltadas para seus públicos diversos,
sem deixar de lado os preceitos da comunicação integrada, estratégica e pública. Nesse
contexto, compreendemos o papel de uma Política de Comunicação. A aprovação e,
principalmente, a implementação de uma PC é essencial, além de necessária, para o
desenvolvimento de uma comunicação organizacional integrada, pública e estratégica em uma
IFES. Assim, surgiu o problema de pesquisa: quais as estratégias e os desafios para a
implementação de uma PC organizacional estratégica e integrada, à luz dos preceitos da
comunicação pública, em uma IFES? Considerando, principalmente, os estudos de Bueno
(2009), sobre política de comunicação e, nesse sentido, os passos para a construção de uma PC
(implantação, implementação e avaliação), analisamos como isso está acontecendo na prática.
O objetivo geral do estudo é propor um modelo operacional de implementação de uma PC
organizacional integrada, pública e estratégica em uma IFES. A pesquisa apresentou, como
abordagem, o método indutivo e, como método de pesquisa, a pesquisa-ação, a qual se
caracteriza como um estudo qualitativo e exploratório. Fizemos uma pesquisa bibliográfica
sobre o tema e, depois, a partir do questionário, verificamos quais IFES possuem PC aprovada.
Através da pesquisa documental, analisamos as PCs e os sites das instituições que possuíam o
documento aprovado, entre elas, a UFSM. A partir das entrevistas em profundidade e da
observação participante, descrevemos o processo de implantação da PC na UFSM e
apresentamos as estratégias e os desafios encontrados na implementação da PC da instituição.
Assim, ao final, teremos o modelo, com uma gama significativa de ações que podem ser
desenvolvidas na UFSM para melhorar o processo de implementação da PC e servir de base
para a discussão sobre a construção da PC em outras instituições. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fossá, Maria Ivete Trevisan | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0718561583412717 | por |
dc.contributor.referee1 | Genro, Sandra Eliane Olivera Bitencourt | |
dc.contributor.referee2 | Müller, Fabrise de Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Pérsigo, Patrícia Milano | |
dc.contributor.referee4 | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1950550316543195 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |