Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSchmengler, Cátia Madiana
dc.date.accessioned2023-06-27T17:06:12Z
dc.date.available2023-06-27T17:06:12Z
dc.date.issued2023-03-08
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29562
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe unrestrained generation of solid waste is a problem faced by all countries, especially in developing countries. The lack of waste separation, low-scale recycling and the incorrect disposal of many of these wastes contribute to the contamination of soil, water, air and even health problems in the population. An alternative to improve the problem of solid waste is to work on environmental education with the population at all ages. Thus, the work proposes to evaluate the understanding of young people in the municipality of Agudo/RS in relation to urban solid waste. The research was carried out with elementary school students in the sixth years of the Municipal Elementary School Santos Reis, through questionnaires and didactic games. We evaluated the degree of knowledge that students aged 11 and 12 have about urban solid waste and how much they are motivated to act correctly. In addition to using didactic games, together with explanations related to the theme, an attempt was made to motivate students to think more about conserving the environment and to have positive attitudes regarding the solid waste they produce. For this, questionnaires were also used before and after the activities, to verify if the proposed activities were really effective for the objective of the work. To guide the students' performance, the students' interest was taken into account, at the time of the activities, performance in each didactic applied, in addition to the answers provided before and after the recreation time. The children's mood for each practice was also evaluated, as a method of verifying the ability to keep the children motivated and interested, where all activities were considered positive, because at all times the students participated, committed themselves and paid attention to what was proposed. At the end, it was evaluated whether the activities had a positive result to be considered a teaching method for children, the main criterion was carried out by comparing the performance of the students' responses before and after the proposed activities. The expected and achieved result consisted of an improvement in the children's responses after the dynamics and games were performed, in addition to the students accepting the proposal and didactic games.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResíduos sólidos urbanospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectJogos didáticospor
dc.subjectSolid urban wasteeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEducational gameseng
dc.titleEstudo de caso da população jovem do município de Agudo/RS sobre resíduos sólidos urbanos com a utilização de jogos didáticospor
dc.title.alternativeCase study of the young population of the municipality of Agudo/RS on urban solid waste with the use of educational gameseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA geração desenfreada dos resíduos sólidos é uma problemática enfrentada por todos os países, principalmente em países em desenvolvimento. A falta de separação dos resíduos, reciclagem em baixa escala e a destinação incorreta de muitos destes resíduos contribui com a contaminação de solo, água, ar e ainda problemas de saúde na população. Uma alternativa para melhorar a problemática dos resíduos sólidos é trabalhar a educação ambiental com a população em todas as idades. Desta forma, o trabalho propõe avaliar a compreensão dos jovens do município de Agudo/RS em relação aos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino fundamental dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Reis, através de questionários e jogos didáticos. Avaliou-se o grau de conhecimento que os alunos das idades de 11 e 12 anos apresentam sobre os resíduos sólidos urbanos e o quanto são motivados a agir corretamente. Além de utilizar os jogos didáticos, juntamente com explicações referentes ao tema, procurouse motivar os alunos a pensarem mais em conservar o meio ambiente e terem atitudes positivas referentes aos resíduos sólidos que produzem. Para isso, foram utilizados também questionários antes e após as atividades, para verificar se as atividades propostas eram realmente efetivas para o objetivo do trabalho. Para nortear o desempenho dos alunos, foram levados em consideração interesse dos alunos, na hora das atividades, desempenho em cada didática aplicada, além das respostas fornecidas antes e depois do momento de recreação. Avaliou-se, também, o ânimo das crianças para cada prática, como método de verificar a capacidade de manter as crianças motivadas e interessadas, onde todas as atividades foram consideradas positivas, pois em todos os momentos os alunos participaram, se empenharam e prestaram atenção ao que era proposto. Ao final, avaliou-se se as atividades deram resultado positivo para ser considerado um método de ensino para crianças, o critério principal, foi realizado através da comparação do desempenho das respostas dos alunos antes e depois das atividades propostas. O resultado esperado e alcançado, consistia numa melhora nas respostas das crianças após as dinâmicas e jogos serem realizados, além de os alunos aceitarem e da proposta e jogos didáticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto