dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Schmengler, Cátia Madiana | |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:06:12Z | |
dc.date.available | 2023-06-27T17:06:12Z | |
dc.date.issued | 2023-03-08 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29562 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The unrestrained generation of solid waste is a problem faced by all countries,
especially in developing countries. The lack of waste separation, low-scale recycling
and the incorrect disposal of many of these wastes contribute to the contamination of
soil, water, air and even health problems in the population. An alternative to improve
the problem of solid waste is to work on environmental education with the population
at all ages. Thus, the work proposes to evaluate the understanding of young people in
the municipality of Agudo/RS in relation to urban solid waste. The research was carried
out with elementary school students in the sixth years of the Municipal Elementary
School Santos Reis, through questionnaires and didactic games. We evaluated the
degree of knowledge that students aged 11 and 12 have about urban solid waste and
how much they are motivated to act correctly. In addition to using didactic games,
together with explanations related to the theme, an attempt was made to motivate
students to think more about conserving the environment and to have positive attitudes
regarding the solid waste they produce. For this, questionnaires were also used before
and after the activities, to verify if the proposed activities were really effective for the
objective of the work. To guide the students' performance, the students' interest was
taken into account, at the time of the activities, performance in each didactic applied,
in addition to the answers provided before and after the recreation time. The children's
mood for each practice was also evaluated, as a method of verifying the ability to keep
the children motivated and interested, where all activities were considered positive,
because at all times the students participated, committed themselves and paid
attention to what was proposed. At the end, it was evaluated whether the activities had
a positive result to be considered a teaching method for children, the main criterion
was carried out by comparing the performance of the students' responses before and
after the proposed activities. The expected and achieved result consisted of an
improvement in the children's responses after the dynamics and games were
performed, in addition to the students accepting the proposal and didactic games. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Resíduos sólidos urbanos | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Jogos didáticos | por |
dc.subject | Solid urban waste | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.title | Estudo de caso da população jovem do município de Agudo/RS sobre resíduos sólidos urbanos com a utilização de jogos didáticos | por |
dc.title.alternative | Case study of the young population of the municipality of Agudo/RS on urban solid waste with the use of educational games | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A geração desenfreada dos resíduos sólidos é uma problemática enfrentada por todos
os países, principalmente em países em desenvolvimento. A falta de separação dos
resíduos, reciclagem em baixa escala e a destinação incorreta de muitos destes
resíduos contribui com a contaminação de solo, água, ar e ainda problemas de saúde
na população. Uma alternativa para melhorar a problemática dos resíduos sólidos é
trabalhar a educação ambiental com a população em todas as idades. Desta forma, o
trabalho propõe avaliar a compreensão dos jovens do município de Agudo/RS em
relação aos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa foi realizada com estudantes do
ensino fundamental dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Santos Reis, através de questionários e jogos didáticos. Avaliou-se o grau de
conhecimento que os alunos das idades de 11 e 12 anos apresentam sobre os
resíduos sólidos urbanos e o quanto são motivados a agir corretamente. Além de
utilizar os jogos didáticos, juntamente com explicações referentes ao tema, procurouse motivar os alunos a pensarem mais em conservar o meio ambiente e terem atitudes
positivas referentes aos resíduos sólidos que produzem. Para isso, foram utilizados
também questionários antes e após as atividades, para verificar se as atividades
propostas eram realmente efetivas para o objetivo do trabalho. Para nortear o
desempenho dos alunos, foram levados em consideração interesse dos alunos, na
hora das atividades, desempenho em cada didática aplicada, além das respostas
fornecidas antes e depois do momento de recreação. Avaliou-se, também, o ânimo
das crianças para cada prática, como método de verificar a capacidade de manter as
crianças motivadas e interessadas, onde todas as atividades foram consideradas
positivas, pois em todos os momentos os alunos participaram, se empenharam e
prestaram atenção ao que era proposto. Ao final, avaliou-se se as atividades deram
resultado positivo para ser considerado um método de ensino para crianças, o critério
principal, foi realizado através da comparação do desempenho das respostas dos
alunos antes e depois das atividades propostas. O resultado esperado e alcançado,
consistia numa melhora nas respostas das crianças após as dinâmicas e jogos serem
realizados, além de os alunos aceitarem e da proposta e jogos didáticos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |