Literatura infantil e Programa Nacional do Livro e do Material Didático(PNLD) na educação infantil: quando um retrocesso tenta ser disfarçado
Resumo
Esta monografia integra-se à linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema da Literatura Infantil e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD Nº 1/2018) na educação infantil. O objetivo foi investigar e problematizar o Edital PNLD (Nº 1/2018) que visa distribuição de livros didáticos na educação infantil, ressaltando a importância da distribuição de livros de literatura infantil de qualidade. A metodologia utilizada é qualitativa com análise documental do edital do PNLD (Nº 1/2018 ) em comparação com documentos produzidos através do Programa Leitura e Escrita na educação infantil, fruto de uma parceria entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadoria da educação infantil do Ministério da Educação (COEDI/MEC), posicionamentos de entidades, assim como entrevista com professoras da educação infantil de Santa Maria buscando entender práticas relacionadas à literatura infantil. Defende-se a literatura infantil como artefato cultural que possibilita entender, interpretar o mundo. A fim de fundamentar a pesquisa foi utilizado Kuhlmann Jr (2000), Colasanti (2015), Rateau (2015), Arguello (2005), Mortatti (2019), Baptista (2020). A partir desse estudo foi possível perceber que há uma estratégia que tenta disfarçar o retrocesso do Edital nº1/2018, adotando novo vocabulário com novas palavras para conceituar a educação, porém o que está em voga é de antecipação do ensino fundamental pela educação infantil que adota uma perspectiva escolarizante.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: