Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática
View/ Open
Date
2023-05-25Primeiro membro da banca
Pozzebon, Simone
Segundo membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Metadata
Show full item recordAbstract
As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de
visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um
número crescente de pesquisas tem discutido o potencial das HVE como evidência e
justificativa em problemas de ensino e aprendizagem na área de Matemática. Dada sua
relevância no contexto da Educação Matemática e diante da sua presença na Educação Básica,
principalmente nos Livros Didáticos (LD) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),
entende-se a importância de abordar as HVE na formação de professores, e, além disso,
evidencia-se a necessidade de propor atividades que desenvolvam as HVE. Sendo assim, uma
possibilidade de proposta é associar essas tarefas às Tecnologias Digitais (TD). Mediante o
exposto, o objetivo desta pesquisa é investigar possibilidades de trabalhar as HVE articuladas
às TD em um curso de formação de professores. Dessa forma, a presente dissertação foi
estruturada no formato de artigos, em que descrevem-se as cinco etapas para a pesquisa: a
primeira é a discussão dos aspectos teóricos das HVE; a segunda consiste em um mapeamento
de dissertações sobre HVE; a terceira é a análise da presença das HVE em tarefas de LD; a
quarta etapa é a ocorrência de questões presentes em provas do ENEM que dependem das
HVE para serem resolvidas; a quinta etapa refere-se à elaboração e aplicação de uma
sequência de atividades para desenvolver HVE em um curso de formação de professores de
Matemática. Desta forma, as três primeiras etapas da investigação caracterizam-se como
Pesquisa Bibliográfica, a quarta como Pesquisa Documental e a última, sendo aplicada, como
um Estudo de Caso. Nesse sentido a partir dos resultados de cada etapa foi possível, entender
como alguns autores classificam as HVE, situar a pesquisa realizada em relação às demais
selecionadas no mapeamento, avaliar como as HVE estão presente nos LD e como ela não é
desenvolvida de forma ampla a partir das categorias analisadas, assim como em relação às
questões do ENEM que exigem determinadas ações de visualização para a resolução. Por fim,
a elaboração de uma sequência de atividades articulando o desenvolvimento das HVE com o
uso das TD evidenciou como os Ambientes de Geometria Dinâmica, em especial o GeoGebra,
desempenharam um papel importante no exercício da visualização espacial com alunos de um
curso de formação de professores de Matemática. Além disso, a presente pesquisa constatou
dificuldades emergentes no desenvolvimento das HVE e amplia a discussão de como superar
esses empecilhos com o uso das TD.
Collections
The following license files are associated with this item: