Suricato - Educação Colaborativa: uma proposta de rede colaborativa para apoio à educação básica
Fecha
2023-04-05Primeiro coorientador
Bernardi, Giliane
Primeiro membro da banca
Pavão, Ana Cláudia Oliveira
Segundo membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com a popularização do acesso à internet, vemos no uso das tecnologias em rede uma oportunidade para desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a minimização de problemas da sociedade, incluindo os problemas educacionais. Neste contexto, diversas iniciativas com foco na colaboração entre indivíduos têm ganhado força. O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, possui como temática principal a constituição de uma rede colaborativa em educação, chamada Suricato – Educação Colaborativa, cujo intuito principal é aproximar comunidade e escolas públicas, criando possibilidades para construção de diferentes saberes. Busca-se responder a seguinte questão-problema: Quais os desafios e possibilidades da rede colaborativa Suricato - Educação Colaborativa que, com o apoio da comunidade, busca proporcionar aos estudantes de escolas públicas atividades pedagógicas relevantes para sua formação? A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, e adota o estudo de caso como principal procedimento metodológico. Como principais resultados, identificamos que o projeto Suricato – Educação Colaborativa pode ser um importante aliado na aproximação entre comunidade e escolas públicas, pois, estudantes, gestores escolares e voluntários das três escolas atendidas, registraram percepções muito positivas sobre as ações desenvolvidas. Além disso, escolas e voluntários que participaram das experiências, demonstraram interesse em dar continuidade à parceria iniciada, o que reforça a satisfação com as ações realizadas. Mesmo enfrentando alguns desafios, como a pandemia de Covid-19, as limitações da plataforma Wix e a comunicação lenta em algumas escolas, identificamos que este é um projeto com grande potencial de crescimento (englobando outras escolas, voluntários e temáticas) e altamente escalável, podendo ser replicado em outros contextos educacionais. Observamos que, com o apoio da comunidade, foi possível criar diferentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes das escolas parceiras. Além disso, ressaltamos que, mesmo após a finalização da coleta de dados, novas oportunidades de atuação continuaram surgindo, de forma orgânica, dentro da rede colaborativa. Isso reforça a necessidade de continuidade do projeto, que, a longo prazo, pode fortalecer significativamente a educação, em micro e macro contextos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: