dc.creator | Silva, Felipe Costa da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T13:22:54Z | |
dc.date.available | 2023-07-13T13:22:54Z | |
dc.date.issued | 2023-07-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29678 | |
dc.description.abstract | This work is linked to the Research Line "Teaching, Knowledge and Professional Development" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, Master in Education. The main objective of this study is to understand how the life story of a teacher literacy teacher of the Public Education Network influences her pedagogical practice, taking into account her notes from the field of memory. The specific objectives will be: to know the life story and trajectory of a literacy teacher of the Public Education Network; between memories of the formative trajectory influenced the pedagogical practice of this teacher; perceive how her formative trajectory helped in the construction of her identity, committed to citizenship and social transformation. The methodology is based on a research with a qualitative approach, linked to the stories of life and the methodological practices of a teacher from one to literacy teacher in the public school system in the municipality of Santa Maria (RS). It is anchored in the understanding of life stories as a methodological process, presupposing approaches linked to teaching and the threads that lead this knowledge based on narratives, anxieties and considerations that hope is the understanding of a life history moved by teaching. The collaborator of this research is a literacy teacher/early years of the municipal and state network, in the municipality of Santa Maria/RS, with 25 (twenty-five) years of experience in public education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Life history | eng |
dc.subject | Permanent training | eng |
dc.subject | Training needs | eng |
dc.title | Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora | por |
dc.title.alternative | Summary intertwining life stories and feelings of belonging: reflections on the permanent education of a literacy teacher | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação. O objetivo principal deste estudo foi compreender como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, levando em consideração suas narrativas provindas do campo da memória. Os objetivos específicos serão os seguintes: conhecer a história de vida e trajetória de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de ensino; compreender como as relações entre memórias da trajetória formativa influenciaram na prática pedagógica dessa professora; perceber como sua trajetória formativa auxiliou na construção de sua identidade, comprometida com a cidadania e a transformação social. Diante das diversas demandas existentes, surgiu o interesse de realizar a pesquisa, que tem como problema: Considerando o campo da memória, como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, comprometida com a transformação social? A metodologia fundamenta-se em uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativo, vinculado às histórias de vida e às práticas metodológicas de uma professora alfabetizadora da rede pública de ensino, do município de Santa Maria (RS). Ancora-se no entendimento das histórias de vida enquanto processo metodológico, pressupondo abordagens ligadas à docência e aos fios que conduzem esses conhecimentos tendo como base as narrativas, os anseios e considerações, onde a esperança é o entendimento de uma história de vida movimentada pela docência. A colaboradora desta pesquisa é uma professora alfabetizadora/anos iniciais da rede municipal e estadual, do município de Santa Maria/RS, com 25 (vinte e cinco) anos de experiência no ensino público. | por |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804330341401151 | por |
dc.contributor.referee1 | Batalha, Denise Valduga | |
dc.contributor.referee2 | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3227307131030347 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |