A gestão escolar democrática diante do desafio de elaborar o PPP participativo minimizando os problemas da escola do campo
Resumo
Este trabalho propõe uma análise sobre a problemática da falta de participação ativa e envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar na elaboração e desenvolvimento do PPP, ao considerar que a maior dificuldade encontrada para esta ação é a falta de participação de todos os segmentos da comunidade escolar, uma vez que é de fundamental importância a participação de pais, alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno da escola, o problema de pesquisa que orienta este trabalho é qual é o papel do gestor diante do desafio de envolver a todos os segmentos na construção do PPP com a fim de fortalecer a participação de todos no PPP da escola do campo? Procurando responder a essa demanda investigativa apresenta-se o seguinte objetivo geral: Compreender qual é o papel do gestor diante do desafio de envolver a todos os segmentos na construção do PPP a fim de minimizar problemas de falta de participação de todos no PPP de uma escola do campo de Tiradentes do Sul/RS? Baseado neste, apresentam-se os objetivos específicos: identificar os principais fatores que interferem na reduzida participação da comunidade escolar no PPP; analisar como se deu a elaboração e última atualização do PPP da escola investigada. O trabalho tem como lócus, uma escola da Rede Pública Estadual do município de Tiradentes do Sul. Dentro de uma abordagem qualitativa, adotou-se como metodologia o Estudo de Caso, que permitiu um aprofundamento do objeto de conhecimento em uma situação natural, selecionada com base no critério da representatividade. Os principais autores que constituem essa referência teórica são: Veiga (2004), Lück (2008) e Libâneo (2001), dentre outros. A análise dos dados, realizada com princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) tomou como foco o envolvimento de todos os segmentos no Projeto Político Pedagógico da referida escola procurando saber como este foi elaborado e reestruturado, bem como se o mesmo colaborou para minimizar os problemas enfrentados pela escola. Os resultados apresentados demonstram que a escola pesquisada, possui o Projeto Político Pedagógico documentado, porém ainda não é totalmente orientada por este nas práticas pedagógicas em seu cotidiano. Contudo, a escola conta com a participação de todos os segmentos que precisam ser apoiados e fortalecidos a fim de viabilizar a construção mais conjunta desse processo, constituindo-se em uma equipe de sujeitos que possa colocar em prática as decisões planejadas e lutar pela qualidade da educação oferecida na unidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [968]