dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Martins, Pâmela Carolina do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T14:42:28Z | |
dc.date.available | 2017-05-31T14:42:28Z | |
dc.date.issued | 2008-02-21 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2972 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to examine how the families of children included in the
regular education, understand the action of al in relation to the process of inclusion.
Therefore, the study was conducted in three schools: a county, a state and a private,
and the objects of the study were principals and three parents of included students.
The search had qualitative character, the type of case study. The instruments for
data collection were: interviews, questions and comments. After the study was
possible to verify that teachers still understand the functions of managing and
teaching as two very different things, and especially that parents have a positive
image in relation to the role of principals in the process for inclusion of their children
with Special Needs Educational. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | Gestão educacional e educação inclusiva: o olhar da família | por |
dc.title.alternative | Management school and included education: the look of the family | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de
crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em
relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido em três
escolas: uma municipal, uma estadual e uma particular, sendo que os objetos de
estudo foram os respectivos gestores e três pais de alunos incluídos. A pesquisa
teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os Instrumentos de coleta de dados
foram: entrevistas, questionamentos e observações. Após a realização do estudo foi
possível constatar que os professores ainda compreendem as funções de gerir e
lecionar como duas coisas muito distintas, e, principalmente que os pais possuem
uma imagem positiva em relação ao papel dos gestores no processo de inclusão de
seus filhos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |