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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorMartins, Pâmela Carolina do Nascimento
dc.date.accessioned2017-05-31T14:42:28Z
dc.date.available2017-05-31T14:42:28Z
dc.date.issued2008-02-21
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2972
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine how the families of children included in the regular education, understand the action of al in relation to the process of inclusion. Therefore, the study was conducted in three schools: a county, a state and a private, and the objects of the study were principals and three parents of included students. The search had qualitative character, the type of case study. The instruments for data collection were: interviews, questions and comments. After the study was possible to verify that teachers still understand the functions of managing and teaching as two very different things, and especially that parents have a positive image in relation to the role of principals in the process for inclusion of their children with Special Needs Educational.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.titleGestão educacional e educação inclusiva: o olhar da famíliapor
dc.title.alternativeManagement school and included education: the look of the familyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido em três escolas: uma municipal, uma estadual e uma particular, sendo que os objetos de estudo foram os respectivos gestores e três pais de alunos incluídos. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os Instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, questionamentos e observações. Após a realização do estudo foi possível constatar que os professores ainda compreendem as funções de gerir e lecionar como duas coisas muito distintas, e, principalmente que os pais possuem uma imagem positiva em relação ao papel dos gestores no processo de inclusão de seus filhos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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