dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Millani, Silvana Martins de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T15:01:55Z | |
dc.date.available | 2017-05-31T15:01:55Z | |
dc.date.issued | 2008-01-15 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2973 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This work aims the presentation of a study that was accomplished in two schools of
municipal teaching system of Santa Maria/RS, during the year of 2006, whose theme
is the investigation of the conceptions of the professionals of education about the
docent formation and its repercussion in school management face the decision about
the opening of probation in classes of literacy. Then, we sought studies that were
accomplished about docent formation, practices of probation and school
management in order to confirm our investigation. We adopted as attitude for the
construction of the theoretical references the condition that is at school that the
significant spaces are opened for the formation of the teachers and the trainees. In
the same sense, we gave priority to the studies that indicate the relevance of the
democratic management and the collective work as the presuppositions to the
development of the formative process at school. In such case, we used as the
methodology a historical and social approach from a narrative feature whose
instrument of research was the semi- structured open personal interview with six
teachers, three of each school that were investigated. From the analysis of this
research, we emphasize that all the teachers consider relevant and defend the
process of docent formation in school ambient through the contact with the
probationary teachers. Meanwhile, there is an evident distinction among the
conceptions from each school about the acceptance of probationary teachers in
literacy classes that reflect directly in the forms of management in each institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Gestão escolar e formação docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetização | por |
dc.title.alternative | School management and docent formation: conceptions about probationary teachers in literacy classes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em duas escolas do
sistema de ensino municipal de Santa Maria/RS, durante o ano de 2006, cuja
temática consiste na investigação das concepções dos profissionais da educação
sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar diante da decisão
sobre a abertura de estágios em classes de alfabetização. Para tanto, buscamos
como fundamentação estudos realizados sobre formação docente, práticas de
estágio e gestão escolar. Adotamos como postura para construção do referencial
teórico a condição de que é na escola que se abrem os espaços mais significativos
para a formação dos professores sejam eles atuantes ou estagiários. Neste mesmo
sentido, priorizamos estudos que indicam a relevância da gestão democrática e do
trabalho coletivo como pressupostos para o desenvolvimento do processo formativo
na escola. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma abordagem sóciohistórico
de cunho narrativo, cujo instrumento de pesquisa foram as entrevistas
semi-estruturadas, abertas individuais realizadas com seis professoras, sendo três
de cada escola investigada. A partir da análise desta pesquisa, evidenciamos que
todos os professores consideram relevante e defendem o processo de formação
docente no espaço escolar através do contato com estagiárias. No entanto, há uma
evidente distinção entre as concepções das professoras de cada escola sobre a
aceitação de estágio em classes de alfabetização, que repercutem diretamente nas
formas de gestão de cada instituição. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |