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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorMillani, Silvana Martins de Freitas
dc.date.accessioned2017-05-31T15:01:55Z
dc.date.available2017-05-31T15:01:55Z
dc.date.issued2008-01-15
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2973
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work aims the presentation of a study that was accomplished in two schools of municipal teaching system of Santa Maria/RS, during the year of 2006, whose theme is the investigation of the conceptions of the professionals of education about the docent formation and its repercussion in school management face the decision about the opening of probation in classes of literacy. Then, we sought studies that were accomplished about docent formation, practices of probation and school management in order to confirm our investigation. We adopted as attitude for the construction of the theoretical references the condition that is at school that the significant spaces are opened for the formation of the teachers and the trainees. In the same sense, we gave priority to the studies that indicate the relevance of the democratic management and the collective work as the presuppositions to the development of the formative process at school. In such case, we used as the methodology a historical and social approach from a narrative feature whose instrument of research was the semi- structured open personal interview with six teachers, three of each school that were investigated. From the analysis of this research, we emphasize that all the teachers consider relevant and defend the process of docent formation in school ambient through the contact with the probationary teachers. Meanwhile, there is an evident distinction among the conceptions from each school about the acceptance of probationary teachers in literacy classes that reflect directly in the forms of management in each institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleGestão escolar e formação docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeSchool management and docent formation: conceptions about probationary teachers in literacy classeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em duas escolas do sistema de ensino municipal de Santa Maria/RS, durante o ano de 2006, cuja temática consiste na investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar diante da decisão sobre a abertura de estágios em classes de alfabetização. Para tanto, buscamos como fundamentação estudos realizados sobre formação docente, práticas de estágio e gestão escolar. Adotamos como postura para construção do referencial teórico a condição de que é na escola que se abrem os espaços mais significativos para a formação dos professores sejam eles atuantes ou estagiários. Neste mesmo sentido, priorizamos estudos que indicam a relevância da gestão democrática e do trabalho coletivo como pressupostos para o desenvolvimento do processo formativo na escola. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma abordagem sóciohistórico de cunho narrativo, cujo instrumento de pesquisa foram as entrevistas semi-estruturadas, abertas individuais realizadas com seis professoras, sendo três de cada escola investigada. A partir da análise desta pesquisa, evidenciamos que todos os professores consideram relevante e defendem o processo de formação docente no espaço escolar através do contato com estagiárias. No entanto, há uma evidente distinção entre as concepções das professoras de cada escola sobre a aceitação de estágio em classes de alfabetização, que repercutem diretamente nas formas de gestão de cada instituição.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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