Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorMarques, Daniele Pereira
dc.date.accessioned2017-06-01T15:13:15Z
dc.date.available2017-06-01T15:13:15Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2979
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe object of this study is the pedagogical perspectives of the school administration in two schools of Regional Executive Secretariat 3. This research had as objective to study the origin of the perspectives of the school administration in Brazil; to analyze the contribution of the school manager for the success of the pedagogical actions and to ahead identify the formation of the manager of the necessities of transformation of the schools. The bibliographical revision on the subject encloses the theoreticians as Luck, Paro, Libâneo, Gadotti, among others, amongst others, beyond the deriving knowledge of other readings better to understand the data collected in this study and to give consistency to the accomplishment of the analyses. One is about a field research, with study of qualitative nature. The boarding is made by means of a case study, whose empirical material was gotten by means of the answers of the questionnaires applied to the involved citizens. With the results of this study, the managers in such a way demonstrate that they have studied to know theories and methods each time more to develop one practical one come back toward the dialogue, guaranteeing the condition of citizen for the educator as for educating, exactly thus, they do not present estimated the educative practical theoretician- methodlogy where if they base its, leaving itself to be transparent that still he has a little of taken root traditional education in these practical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectAções pedagógicaspor
dc.titlePerspectivas pedagógicas da gestão escolar em duas escolas da Secretaria Executiva da Regional 3por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objeto deste estudo são as perspectivas pedagógicas da gestão escolar em duas escolas da Secretaria Executiva Regional 3. Esta pesquisa teve como objetivos estudar a origem das perspectivas da gestão escolar no Brasil; analisar a contribuição do gestor escolar para o êxito das ações pedagógicas e identificar a formação do gestor diante das necessidades de transformação das escolas. A revisão bibliográfica sobre o tema abrange os teóricos como Luck, Pimenta, Libâneo, Gadotti, Paro, dentre outros, além dos conhecimentos oriundos de outras leituras para melhor compreender os dados coletados neste estudo e dar consistência à realização das análises. Trata-se de uma pesquisa com estudo exploratório de natureza qualitativa. A abordagem é feita por meio de um estudo de caso, cujo material empírico foi obtido por meio das respostas dos questionários aplicados aos sujeitos envolvidos. Com os resultados desse estudo, os gestores demonstram que têm estudado para conhecerem teorias e métodos para cada vez mais desenvolverem uma prática voltada para o diálogo, garantindo a condição de sujeito tanto para o educador como para o educando, mesmo assim, não apresentam os pressupostos teórico-metodológicos em que se baseiam suas práticas educativas, deixando-se transparecer que ainda há um pouco do ensino tradicional enraizado nestas práticas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples