Navegação Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática por título
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Gerenciando a comunicação através do marketing de relacionamento: a organização do quadro social como ferramenta de comunicação e de negócios no SICREDI
(2006-12-21)Este estudo visa investigar a criação, implementação e funcionamento dos núcleos cooperativos, através do programa Organização do Quadro Social bem como identificar como o mesmo está inserido na estratégia da instituição, ... -
A identidade regional nordestina nos sistemas de significação do consumo de moda
(2006-12)O artigo apresenta resultados de uma análise do sistema de significação do consumo de moda. Procedeu-se ao estudo da apropriação da identidade regional sertaneja realizado pela coleção verão/2006 da grife Cavalera intitulada ... -
Imagem institucional: uma avaliação da visibilidade da URI – Campus de Santo Ângelo nos jornais A Tribuna e Das Missões
(2007-12-26)Este estudo tem como objetivo analisar a imagem institucional a partir de editoriais publicados na mídia impressa santo-angelense. Parte do pressuposto que a visibilidade e as representações feitas pela mídia fazem parte ... -
A influência do poder hierárquico nas assessorias de imprensa e seu reflexo no campo midiático
(2007-01-17)A correlação entre a comunicação nas organizações e a cultura organizacional, bem como a compreensão dos fatores de seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas, por parte das assessorias de imprensa, configura ... -
Infografia e jornalismo na web: sistematização dos elementos que constituem infográficos
(2006-03)O presente texto preocupa-se em sistematizar questões básicas e fundamentais acerca da infografia produzida e veiculada em produtos jornalísticos da web, pois entende-se que tal objeto de estudos está situado numa zona de ... -
Merchandising social na teledramaturgia brasileira: o caso da aids
(2006-12-18)A partir da década de 1970, a teledramaturgia brasileira passou a ser estruturada a partir do realismo mesclado ao já então consolidado melodrama. Aliado ao realismo, na década de 1980 surgiu o merchandising social, que é ... -
Mídia e responsabilidade social empresarial
(2007-01-19)Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário ... -
O negro e a mídia: recepção da telenovela por integrantes do Movimento Negro de Santa Maria
(2007-01-17)Como a identidade étnica e a militância social servem de mediadores na recepção da telenovela é a problemática central da pesquisa, que se baseou nas teorias latino-americanas de recepção e estudos sobre a identidade étnica. ... -
As organizações sociais no espaço midiatizado: os suportes digitais como meios e estratégias de representação organizacional
(2006-11-30)Este ensaio teórico visa situar o estudo da representação das organizações sociais no espaço midiatizado. Ao retomar conceitos como representação, espaço midiatizado e campo dos media, constatamos que a fisiologia da ... -
Recepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerante
(2006-12-07)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero cinematográfico. A metodologia escolhida ... -
Representação e identidade: um estudo sobre a homossociabilidade masculina no site de relacionamentos orkut
(2007-02-28)O artigo investiga processos de configuração identitária mediados pela homossociabilidade masculina no site de relacionamentos Orkut. São verificados, através da Análise do Discurso, os espaços coletivos de produção textual ... -
Resgatando e constitindo identidades visuais corporativas: um estudo sobre os elementos institucionais
(2007-03-09)Este trabalho é um estudo sobre os elementos institucionais que constituem uma identidade visual corportiva. Inicialmente são apresentados conceitos de símbolo, logotipo, cores e alfabeto os elementos básicos da identidade ... -
Sensacionalismo, espetacularização e jornalismo popular: estratégias na disputa pelo leitor entre A Razão e Diário de Santa Maria - Uma observação sobre o caso da esquartejada –
(2006-12-15)Considerando que todo jornal impresso é uma empresa, e que uma empresa para se manter no mercado precisa de consumidores para seus produtos, acredita-se que desde meados de 2002 existe uma disputa pelo leitor em Santa ... -
Subjetividade na mídia: um estudo de caso sobre o Diário de Santa Maria
(2007)Este artigo parte do pressuposto de que a objetividade jornalística, postulada nas academias, na verdade não é tão presente no cotidiano dos jornais impressos, quando uma lógica de mercado impregna cada vez mais a mídia, ... -
O texto icônico: elementos morfológicos e suas significações na publicidade
(2006-12-20)A publicidade constitui-se num amplo espaço discursivo de persuasão. Através da composição de sua imagem, componente fundamental do dispositivo de enunciação publicitário, produz estrategicamente efeitos de sentido e ... -
O uso da internet na comunicação institucional
(2006-12-20)O presente artigo trata do uso de estratégias de comunicação e de sua importância no sentido de maximizar a interação entre a instituição e seus públicos. Os processos comunicacionais que possuem como suporte as redes ... -
A violência no agendamento do cinema brasileiro
(2007-01-22)No início da década de 90, a periferia passou a participar da temática dos bens simbólicos produzidos no Brasil. Como conseqüência deste comportamento, o cinema brasileiro tem explorado em seus filmes a violência oriunda ...