dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Moreira, Neusenir de Paiva | |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T12:16:45Z | |
dc.date.available | 2017-06-02T12:16:45Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2981 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work aimed to know the organizational structure and teaching in a public school with the military regime and the development of democracy in its interior, to investigate the vision of its stakeholders on the decisions of themanagement team and the reworking of theactions contained in the PPP. This neo-liberalismin education policy, noting that the school has nocapitalist proposes the formation of the student to be a citizen and able to interpret reality in order totransform it. Stresses the importance of PPP asan identifier of the spaces of the management model to understand that it is political when you have a special orientation toward the training of citizens seeking the intentional type of society that aims to form, and is defined as teaching andeducational activities search options necessaryto fulfill them. The PPP of the 403 South State School is an ongoing process of incrementalresults, this was discussed, drafted and takencollectively. That school organized a plan of action, which are planned actions aimed both to improve the quality of learning of their childrenand for better integration between the school andcommunity and school participation to ensuresome events held at night they concluded thatfrom the time the school opens its doors to the participation of individuals in the preparation of its shares, effective the practice of democratic management. At the end presents the final considerations and attachments, documents the school investigated and legally used in theoreticalresearch. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.title | A prática de gestão em uma unidade escolar militar pública: democracia ou autoritarismo? | por |
dc.title.alternative | Practice management in a military unit public school: democracy or authoritarianism? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho objetivou conhecer a estrutura organizacional e didática de uma escola pública administrada pela polícia estadual militar e o desenvolvimento da democracia em seu interior. Procurou investigar a visão de seus atores sobre a organização administrativo-pedagógica, especialmente a que trata da elaboração e avaliação das ações contidas no PPP. Trata das políticas educacionais no neoliberalismo, salientando a importância do PPP como um espaço identificador do modelo de gestão, entendendo que ele é político quando tem uma orientação especial voltada para a formação do cidadão, visando o tipo intencional de sociedade que almeja formar e é pedagógico quando define ações educativas e busca alternativas necessárias para cumpri-las. O PPP da Escola Estadual da 403 Sul é um processo em construção, de resultados gradativos. De acordo com os documentos da escola, o mesmo foi discutido, elaborado e assumido coletivamente. Para tanto foi organizado um plano de ação, no qual estão previstas ações voltadas, tanto para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos seus educandos quanto para uma melhor integração entre a escola e a comunidade. Para garantir tal participação a escola realiza alguns eventos no período noturno, concluindo que a partir do momento em que a escola abre as portas para a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se a prática da gestão democrática. Ao final apresentam-se as considerações finais e os anexos, com documentos da escola investigada e referenciais teóricos legalmente utilizados na pesquisa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |