Geografia escolar: um convite à cosmogeografia
Fecha
2023-06-22Autor
Rodrigues, Tuane Telles
Primeiro coorientador
Cunha, Lucio José Sobral da
Primeiro membro da banca
Souza, Bernardo Sayão Penna e
Segundo membro da banca
Dambrós, Gabriela
Terceiro membro da banca
Castrogiovanni, Antônio Carlos
Quarto membro da banca
Meurer, Ane Carine
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese apresenta a Cosmogeografia como uma abordagem aos conteúdos da Geografia
Escolar, por meio de uma proposta alinhada aos objetos de conhecimento e habilidades
definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu principal objetivo é contribuir
para a construção do pensamento e do raciocínio geográfico dos estudantes, fazendo da
percepção o ponto de partida para a descrição e a análise dos fenômenos cosmogeográficos.
Nesta perspectiva, a aprendizagem do sujeito constrói-se através da leitura e da interpretação
do lugar e da paisagem. A Cosmogeografia percorre estudos da Geografia Física, através das
dinâmicas atmosféricas e da superfície; da Geografia Humana, através das dinâmicas
territoriais; e da Cartografia Escolar, por meio da conciliação entre representações terrestres
e celestes. Como parte do processo metodológico, foram desenvolvidas atividades escolares
que permitiram a proposição de novas habilidades da BNCC a serem desenvolvidas no 6° e
7° anos do Ensino Fundamental, através de um Roteiro Didático. O objetivo geral desta
pesquisa é propor a Cosmogeografia como uma abordagem voltada à Geografia Escolar, por
meio da sistematização coerente de conteúdos, que auxiliem na aprendizagem dos estudantes.
Os objetivos específicos são: a) Delimitar o uso da Cosmografia de acordo com seus
princípios; b) Caracterizar a Cosmogeografia como uma abordagem para o uso na Geografia
Escolar; c) Elaborar o conceito de Cosmogeografia; d) Aplicar e avaliar a Cosmogeografia na
escola. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se nos quatro níveis da pesquisa geográfica
de André Libault, com a utilização das seguintes etapas: a pesquisa bibliográfica da
Cosmografia e da Geografia Escolar; a elaboração da proposta e dos conteúdos para a
Cosmogeografia; a pesquisa de campo, com o contato com as turmas e a aplicação das
atividades; e a análise dos conteúdos, orientada pela pesquisa qualitativa, mediada por um
questionário diagnóstico e por um questionário avaliativo. Como resultado, constatou-se a
utilidade da Cosmogeografia no desenvolvimento do pensamento e do raciocínio geográfico.
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