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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorMarques, Albertina Gioconda de Moraes
dc.date.accessioned2017-06-02T12:46:03Z
dc.date.available2017-06-02T12:46:03Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2983
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work intended to show how was the process of a construction of a institutional document called Development Institutional Plan known as PDI in a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. We have done an interview with the members of a commission built to this purpose to know what they think about this process in which they were inserted and what they think about democratic management .We based our work in the concept of participation democracy and in the believe of how this kind of society intervention in the state, make the individuals citizens and aware agents of their responsibilities and duties towards society. We finally understood that democracy, as a social mechanism always must be cultivated and supported and although of its deviating path is the school as the core of the formation of individuals that can and should provide this experience.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectIFET's (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia)por
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.titleDesafios e tensões na elaboração de um PDI como instrumento democrático e democratizantepor
dc.title.alternativeChallenges and tensions in the elaboration of PDI as a democratic instrumenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho visou evidenciar como foi o processo de construção de um documento institucional chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grade do Sul. Foi realizada uma entrevista com membros de uma comissão constituída para esse fim para sabermos o que os mesmo pensavam sobre esse processo no qual estavam inseridos e o que eles pensavam sobre gestão democrática. Baseamos nosso trabalho na democracia participacionista e na crença de que como esse tipo de intervenção da sociedade no Estado, torna os indivíduos cidadãos e agentes conscientes de suas responsabilidades e deveres perante os ambientes em que circulam e com isso dão o retorno para a própria sociedade. Entendemos por final que a democracia, como um mecanismo social deve ser sempre cultivada e incentivada e apesar de seus caminhos tortuosos, é a escola como cerne da formação dos indivíduos que pode e deve propiciar essa vivência.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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