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dc.creatorNoal, Marcelo Fröelich
dc.date.accessioned2023-08-04T14:08:46Z
dc.date.available2023-08-04T14:08:46Z
dc.date.issued2023-04-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29847
dc.description.abstractThis Master's Dissertation aims to comprehend what is being operated as a life project for young adults within the higher education access and retention financing policy through FIES (Student Financing Fund). The research problem is defined by the following research question: How does neoliberal rationality operate and capture young adults for a life project through the financing policy (FIES)? To address the research question, the methodology used was based on data triangulation. The data utilized in this triangulation process were as follows: In the first vertex, an integrative review was conducted using the term "Student Financing Fund". The analysis of the articles highlights significant aspects of the Student Financing Fund (FIES) policy, including subject indebtedness, deceptive advertising practices, performance outcomes in ENADE (National Student Performance Exam), and the transfer of public resources to private institutions. The second vertex of the triangulation included approaches from a discourse analysis aiming to understand how institutional marketing strategies influence individuals, making them desire access to higher education, even if it entails dealing with debt. In the third vertex, neoliberal rationality was developed as a hypothesis that influences individuals to desire the social position supposedly conferred by higher education. This analysis involved examining excerpts from the contract signed with the Student Financing Fund and the process of becoming financed. The findings indicate the presence of a neoliberal rationality that compels individuals to seek access to higher education at any cost, aiming to become the best entrepreneur of themselves. As a consequence, indebted individuals are continuously seeking to free themselves and achieve freedom by eliminating their debts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFIESpor
dc.subjectRacionalidade neoliberalpor
dc.subjectDesamparopor
dc.subjectProjeto de vidapor
dc.subjectNeoliberal rationalityeng
dc.subjectDespairpor
dc.subjectLife projecteng
dc.titleProjeto de vida, formação universitária e desamparo: a produção do eterno credor-devedorpor
dc.title.alternativeLife project, university edication and despair: the production of the eternal creditor-debtoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender o que está sendo operado como projeto de vida de jovens adultos na política de financiamento do acesso e permanência no ensino superior, através do FIES. Como problemática de investigação, estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: Como a racionalidade neoliberal opera e captura os jovens adultos para um projeto de vida, através da política de financiamento (FIES)? Como forma de responder à pergunta de pesquisa, a metodologia utilizada fora baseada na triangulação de dados. Os dados utilizados nesta triangulação foram, no primeiro vértice: uma revisão integrativa onde foi utilizado o termo: “Fundo de Financiamento Estudantil”. A análise dos artigos assevera pontos importantes da política Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Dentre eles o endividamento dos sujeitos, processos por propaganda enganosa, resultados no ENADE e a transferência de recursos públicos para Instituições Privadas. O segundo vértice da triangulação incluiu aproximações de uma análise do discurso visando compreender as formas com que as estratégias de marketing das instituições atingem os sujeitos fazendo-os desejar acessar o ensino superior, ainda que para isso, tenha de lidar com uma dívida. No terceiro vértice fora desenvolvida a racionalidade neoliberal como hipótese que toma o sujeito e o faz desejar a posição social na qual o ensino superior, supostamente, o insere. Neste ato, realizou-se uma análise de excertos do contrato assinado com o Fundo de Financiamento Estudantil e o processo de tornar-se financiado. Concluiu-se que há uma racionalidade neoliberal que implica os sujeitos a buscar o acesso ao ensino superior a qualquer custo, visando tornar-se o melhor empreendedor de si mesmo. Encontramos, então, sujeitos endividados que estão constantemente buscando livrar-se e tornar-se livre ao livrar-se das dívidas.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.advisor-co1Cezar, Marcelo Moreira
dc.contributor.referee1Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.contributor.referee2Guazina, Felix Miguel Nascimento
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6293464618709166por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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