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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorMagalhães, Catarina Maria
dc.date.accessioned2017-06-05T12:26:45Z
dc.date.available2017-06-05T12:26:45Z
dc.date.issued2010-12-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2986
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the structure and mechanisms of implementation of democratic management from the joint reflection of the theoretical and practical school administration. The democratic management of education is enabling the democratization of access and permanence of children and youth in schools, promotion of professional education and quality education for all through the organization of society and the deepening of citizenship. The methodology chosen was the field of literature and a qualitative, being the main perpetrators were investigated Saviani (2000), Lebanon (1995), Gadotti (1998,1995, 2005), among others. According to literature, the effective and conscious of the segments that make up the school community is a condition for development efforts, actions and programs that aim to citizenship. Thus, democratic management, led by the coordinator and manager, must be supported by an educational project, developed and implemented by all concerned. This process must be based on principles that ensure the equality and participation. Should encourage and ensure the mobilization in order to allow the expression of their ideas, and that they can be discussed and considered when decisions are made collectively. The fieldwork was conducted in a public school and involved parents, and teachers. Data analysis revealed a mix of contradictions, advances, setbacks, efforts towards realization of a democratic management in schools. Seek to give substance to the argument checking in the empirical and the mechanisms for effective community intervention in day-to-school day are being put into practice, which allowed us to see many contradictions between what is preached in the speech and what is done in everyday life. Nevertheless, we found that target key initiatives for building democracy within the school studied.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola participativapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleA participação da gestão escolar na construção do projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeParticipation of school management in the construction of political pedagogical projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo foi analisar a estrutura e os mecanismos de implementação da gestão democrática a partir da reflexão conjunta dos aspectos teóricos-práticos da administração escolar. A gestão democrática da educação vem possibilitar a democratização do acesso e a permanência das crianças e jovens nas escolas, a valorização do profissional da educação e a educação de qualidade para todos, através da organização da sociedade e do aprofundamento da cidadania. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e de campo do tipo qualitativa, sendo que os principais autores investigados foram Saviani (2000) , Libaneo (1995), Gadotti (1995, 1998, 2005), dentre outros. Segundo literatura pertinente, a participação efetiva e consciente dos segmentos que constituem a comunidade escolar é condição para o desenvolvimento de esforços, ações e programas que visem à cidadania. Dessa forma, a gestão democrática, conduzida e coordenada pelo gestor, deve ser sustentada por um projeto pedagógico, elaborado e implementado por todos os envolvidos. Esse processo deve fundamentar-se nos princípios que garantam a igualdade e participação. Deverá incentivar e assegurar a mobilização no sentido de possibilitar a expressão de suas idéias, e que as mesmas possam ser discutidas e consideradas no momento da decisão coletiva. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública municipal e envolveu pais, e professores. A análise dos dados evidenciou um misto de contradições, avanços, recuos, esforços na tentativa de realização de uma gestão democrática no âmbito escolar. Procurarmos dar substância à argumentação verificando na prática como os mecanismos de intervenção efetiva da comunidade no dia-a-dia escolar estão sendo postos em prática, o que nos permitiram enxergar muitas contradições entre o que se apregoa no discurso e o que se realiza no cotidiano. Não obstante, encontraram-se iniciativas importantes que apontam para a construção democrática no interior da escola pesquisada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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