Comunicação pública e gestão de crise da Covid-19 em prefeituras do Rio Grande do Sul
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Data
2023-04-28Autor
Ganasini, Milena
Primeiro membro da banca
Casali, Caroline
Segundo membro da banca
Kocourek, Sheila
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Este estudo tem como tema a comunicação pública durante a gestão de crise no
contexto da pandemia do Coronavírus. No decorrer de, aproximadamente, dois anos,
o mundo conviveu com uma crise sanitária, com dimensionamentos econômicos,
políticos e sociais decorrentes do vírus, denominado cientificamente, SARS-CoV-2
(COVID-19). As restrições impostas pelo Coronavírus compuseram o cenário mundial,
alterando, inquestionavelmente, o cotidiano e modo de vida das pessoas. A pandemia
exigiu forte resposta da Administração Pública e alçou a comunicação das instituições
públicas a outro patamar, uma vez que foi dado aos municípios o protagonismo em
relação à operacionalização das ações do Estado no combate à crise do Coronavírus.
Através desta pesquisa, propõe-se uma análise sobre a atuação das prefeituras
municipais em relação às ações de comunicação, especialmente as estratégias nas
plataformas digitais, implementadas durante a crise da COVID-19. Partindo desse
cenário, a questão de pesquisa estabelecida é se foram mantidos os princípios
defendidos pela comunicação pública nos municípios do Rio Grande do Sul, com
população entre 200 e 400 mil habitantes, durante a crise da COVID-19. O estudo tem
como objetivo principal identificar as ações de comunicação pública realizadas por
quatro prefeituras do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, visa comparar as
ações desenvolvidas em mídias digitais oficiais, identificar os princípios de
comunicação e abordagens adotadas na gestão de crise. Ademais, apresenta um
infográfico da atuação em comunicação pública para esses municípios. Trata-se de
uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que teve como metodologia o
estudo de multicasos. Através da pesquisa bibliográfica realizada, aborda-se a
temática das crises e, também, da comunicação pública. Este trabalho foi
desenvolvido a partir da observação e análise de conteúdo de 2.173 publicações, entre
postagens nas páginas do Facebook e Instagram, e dos títulos de matérias publicadas
no site institucional das Prefeituras de Canoas, Gravataí, Pelotas e Santa Maria, no
estado do Rio Grande do Sul, em dois períodos diferentes, considerando o the turning
point da crise em 2020 e 2021. Os resultados demonstram que a gestão da crise
recebeu respostas administrativas similares em todos os municípios e indicam que
houve um desequilíbrio entre as categorias de comunicação pública, acionadas pelas
municipalidades durante a crise da COVID-19. Houve a prevalência de ações de
comunicação caracterizadas por Duarte (2007) como instrumentos de informação em
detrimento de instrumentos de diálogo, apontando para a prevalência de uma visão
utilitarista e instrumental da comunicação.
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