Necessidades educacionais básicas da alfabetização em Braille
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Data
2021-04-09Autor
Vianna, Clecimara
Primeiro membro da banca
Eidelwein, Monica Pagel
Segundo membro da banca
Pereira, Josefa Lídia Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da deficiência visual, mais especificamente a alfabetização e letramento. A pesquisa teve como objetivo geral, conhecer as necessidades educacionais básicas que envolvem o processo de aprendizagem na leitura e escrita em Braille. O método utilizado foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os dados analisados compuseram um texto utilizando-se da análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, direcionado a dois professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cinco professores da sala de aula regular e dois alfabetizadores Braille. Constatou-se que existe empenho dos professores em participar de formações nas temáticas da alfabetização, letramento e deficiência visual, pois ainda permanecem muitas dúvidas em relação a este assunto. Verificou-se a presença de incertezas e angustias para a alfabetização em Braille. A docência perspectiva formação continuada e na área da deficiência visual esta formação é ainda mais requerida, dado as especificidades do conhecimento do processo de alfabetização em Braille. Conclui-se que o estudo apontou a necessidade de estratégias pedagógicas e administrativas, para que o aluno com deficiência visual (cegueira), possa usufruir dos direitos que a legislação preconiza no âmbito educacional. Como produto final, foi desenvolvida uma matriz de identificação das condições necessárias para alfabetização em Braille.
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