Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorMedeiros, Gilvaci de Lucena
dc.date.accessioned2017-06-05T12:36:16Z
dc.date.available2017-06-05T12:36:16Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2987
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractWhatever the reasons - economic, social, commercial - the need to learn other language is very important today in a globalised world. Cognize a language abroad means have access to a different culture. Are values, traditions and ways of thinking sometimes completely different from those in which we live. In this sense, this research shows that learning new languages broadens horizons and help to open the doors of the world of technologies and of the work. In the research, aimedinvestigating the contributions that the project of foreign languages "Speaking with the community" had in the life of young adolescents in the periphery of the city of Fortaleza- EC, was then presented the Center of Languages that fulfilled. Presentedis also in the light of the Constitution/88 and the LDB 9394/96 participatory democratic management as the road to democratise and legitimate the education. For this, the research-supported a bibliographical study and empirical, qualitative research,where questionnaires were applied to better understand the social impact of the project. Were perceived democratic participation and significant changes in the life of the participants of the project. Unfortunately found-that the standstill project was due to lack of budget and management that seek, politically, these financial resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleUm modelo de gestão em um centro de línguaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoSejam quais forem as razões - econômicas, sociais, comerciais - a necessidade de se estudar outro idioma é muito importante hoje em dia num mundo tão globalizado. Conhecer um idioma estrangeiro significa ter acesso a uma cultura diferente. São valores, tradições e maneiras de pensar às vezes completamente diferentes daqueles em que vivemos. Neste sentido, esta pesquisa mostra que aprender novas línguas amplia horizontes e ajuda a abrir as portas do mundo das tecnologias e do trabalho. Na pesquisa, objetivou-se averiguar as contribuições que o projeto de línguas estrangeiras “Falando com a comunidade” teve na vida dos jovens adolescentes da periferia da cidade de Fortaleza- CE, em seguida foi apresentado o Centro de Línguas que o concretizou. Apresentou-se também à luz da Constituição/88 e da LDB 9394/96 a gestão democrática participativa como o caminho para democratizar e legitimar a educação. Para tanto, a investigação apoiou-se num estudo bibliográfico e empírico, de pesquisa qualitativa, onde foram aplicados questionários para compreender melhor o impacto social do projeto. Foram percebidas a participação e mudanças significativas na vida dos participantes do projeto. Infelizmente constatou-se que a paralisação do projeto foi devido à falta de orçamento e de uma gestão que buscasse, politicamente, esses recursos financeiros.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples