dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Medeiros, Gilvaci de Lucena | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T12:36:16Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T12:36:16Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2987 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Whatever the reasons - economic, social, commercial - the need to learn other
language is very important today in a globalised world. Cognize a language abroad
means have access to a different culture. Are values, traditions and ways of thinking
sometimes completely different from those in which we live. In this sense, this
research shows that learning new languages broadens horizons and help to open the
doors of the world of technologies and of the work. In the research, aimedinvestigating
the contributions that the project of foreign languages "Speaking with
the community" had in the life of young adolescents in the periphery of the city of
Fortaleza- EC, was then presented the Center of Languages that fulfilled. Presentedis
also in the light of the Constitution/88 and the LDB 9394/96 participatory
democratic management as the road to democratise and legitimate the education.
For this, the research-supported a bibliographical study and empirical, qualitative
research,where questionnaires were applied to better understand the social impact of
the project. Were perceived democratic participation and significant changes in the
life of the participants of the project. Unfortunately found-that the standstill project
was due to lack of budget and management that seek, politically, these financial
resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua estrangeira | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Um modelo de gestão em um centro de línguas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Sejam quais forem as razões - econômicas, sociais, comerciais - a necessidade de
se estudar outro idioma é muito importante hoje em dia num mundo tão globalizado.
Conhecer um idioma estrangeiro significa ter acesso a uma cultura diferente. São
valores, tradições e maneiras de pensar às vezes completamente diferentes
daqueles em que vivemos. Neste sentido, esta pesquisa mostra que aprender novas
línguas amplia horizontes e ajuda a abrir as portas do mundo das tecnologias e do
trabalho. Na pesquisa, objetivou-se averiguar as contribuições que o projeto de
línguas estrangeiras “Falando com a comunidade” teve na vida dos jovens
adolescentes da periferia da cidade de Fortaleza- CE, em seguida foi apresentado o
Centro de Línguas que o concretizou. Apresentou-se também à luz da
Constituição/88 e da LDB 9394/96 a gestão democrática participativa como o
caminho para democratizar e legitimar a educação. Para tanto, a investigação
apoiou-se num estudo bibliográfico e empírico, de pesquisa qualitativa, onde foram
aplicados questionários para compreender melhor o impacto social do projeto.
Foram percebidas a participação e mudanças significativas na vida dos participantes
do projeto. Infelizmente constatou-se que a paralisação do projeto foi devido à falta
de orçamento e de uma gestão que buscasse, politicamente, esses recursos
financeiros. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |