Gestão democrática e os desafios das relações interpessoais na escola pública em Fortaleza - Ceará
Abstract
A finalidade da presente monografia é investigar o processo das relações, seus desafios na
gestão democrática, as causas das fragilidades da comunicação no ambiente escolar e suas
consequências para o ensino e aprendizagem. A Escola é uma unidade social com uma
cultura em constante mudança em função da dinâmica das relações entre diretores,
professores e demais segmentos da escola, compreende-se que existe um clima próprio
para estimular a participação entre os elementos do grupo, construindo sua própria
identidade possibilitando as mudanças necessárias da estruturação do trabalho
administrativo e pedagógico. Cabendo a quem está à frente do processo educativo,
direcionar os mecanismos de estruturação, no campo das relações interpessoais,
assegurando o processo da gestão democrática, em consonância com a nossa Constituição
de 1988 acoplada com a legislação da educação LDB, 9394/96. Os argumentos
apresentados no decorrer do trabalho contaram com a influência de CARVALHO (2000),
FREIRE, P.(1985, 2010) LUCK; LÜCK (2009), GADOTTI (1999), FRITZEN (2009) entre
outros autores que, igualmente, apresentam sensibilidade ao tema desenvolvido. Observase
que as relações afetam todo o trabalho e o processo educativo. A pesquisa trata de um
conjunto de fatores usando o poder da autonomia o que poderá influenciar o processo da
aprendizagem dos discentes. A pesquisa de campo constata que o modelo de gestão
democrática em algumas instituições não passa de modismo, deixando a fala no vazio das
ações democráticas, mesmo estando em consonância com a legislação da educação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]