Cancelado! Um estudo exploratório do fenômeno do cancelamento sob a ótica das relações públicas
Resumo
No contexto da evolução tecnológica, a internet se popularizou e o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação impactou nos comportamentos e na cultura da sociedade. Diante disso, o tema deste trabalho é o cancelamento, e a delimitação do tema propõe entender o fenômeno do cancelamento nas redes sociais digitais e o papel das relações públicas neste cenário. Como objetos, foram selecionados os principais casos de cancelamento de personalidades públicas nas redes sociais digitais dos anos de 2019, 2020 e 2021 e as estratégias de relações públicas que podem ser empreendidas no âmbito do fenômeno. A problemática desta pesquisa busca responder à questão: “Quais são as características do fenômeno do cancelamento e qual o papel das Relações Públicas nesse contexto?”. O objetivo geral é identificar as características do fenômeno do cancelamento e entender o papel das relações públicas em casos de cancelamento. Com relação aos objetivos específicos, busca-se: Mapear os principais casos de cancelamento dos anos de 2019, 2020 e 2021; Contextualizar o cenário em que aconteceu o cancelamento e o contexto que o motivou em cada caso; Analisar os pontos em comum nos casos mapeados e a frequência que aparecem essas características; e Verificar se existe um padrão no fenômeno do cancelamento. O procedimento metodológico da pesquisa corresponde a uma triangulação de métodos e técnicas composta por Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Exploratória, Observação Encoberta e Não Participativa e Entrevistas Assíncronas Estruturadas. Durante o estudo, percebeu-se que: o fenômeno do cancelamento está ligado à exposição do eu; as pessoas podem ser canceladas diversas vezes por diversos motivos; realizar um posicionamento sem estratégia é pior e pode gerar mais cancelamento; o cancelamento impacta na reputação da personalidade pública podendo acarretar em prejuízos financeiros; o profissional de relações públicas é preparado para lidar com crises por sua função política, por isso é o mais capacitado para lidar com o fenômeno do cancelamento, e que existem diversas estratégias que podem ser aplicadas. Também, como forma de contribuir para a discussão ainda incipiente sobre o tema, a partir desta pesquisa foi desenvolvida a concepção do Ciclo do Cancelamento e propostas dez estratégias de como realizar a gestão desse ciclo.
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