Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Jones
dc.creatorSampaio, Shelley Brisola
dc.date.accessioned2023-08-14T14:03:06Z
dc.date.available2023-08-14T14:03:06Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.date.submitted2023-07
dc.identifier.citationSAMPAIO, S. CANCELADO! Um estudo exploratório do fenômeno do cancelamento sob a ótica das relações públicas. 2023. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação, Bacharelado em Relações Públicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29915
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Bacharelado em Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractIn the context of technological evolution, the internet has become widely popular, and the development of new communication technologies has had a significant impact on societal behaviors and culture. Therefore, the focus of this study is on the phenomenon of cancellation and the role of public relations in the online social media landscape. The selected objects of study are the major instances of public figures being canceled on digital social networks in the years 2019, 2020, and 2021, along with the public relations strategies that can be employed within this context. The research problem aims to answer the question: 'What are the characteristics of the cancellation phenomenon, and what role do Public Relations play in this context?' The overall objective is to identify the characteristics of the cancellation phenomenon and gain an understanding of the role of public relations in cancellation cases. The specific objectives are to: map the primary instances of cancellation from 2019, 2020, and 2021; provide context for the cancellations and the underlying motivations in each case; analyze commonalities and the frequency of these characteristics among the mapped cases; and determine if there is a pattern to the cancellation phenomenon. The research methodology involves a triangulation of methods and techniques, including bibliographic research, exploratory research, covert and non-participatory observation, and structured asynchronous interviews. Throughout the study, several observations were made: the cancellation phenomenon is closely linked to self-exposure; individuals can face multiple cancellations for various reasons; making unstrategic statements worsens the situation and can lead to further cancellation; cancellation significantly impacts the reputation of public figures and can result in financial losses; public relations professionals are well-equipped to handle crises due to their political function, making them the most qualified to address the cancellation phenomenon; and there are several strategies that can be implemented. Furthermore, as a means of contributing to the still emerging discussion on this topic, this research proposes the concept of the Cancellation Cycle and presents ten strategies for effectively managing this cycle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbiência digitalpor
dc.subjectCancelamentopor
dc.subjectEstratégias de relações públicaspor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.titleCancelado! Um estudo exploratório do fenômeno do cancelamento sob a ótica das relações públicaspor
dc.title.alternativeCanceled! An exploratory study of the cancellation phenomenon from the perspective of public relationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Relações Públicaspor
dc.description.resumoNo contexto da evolução tecnológica, a internet se popularizou e o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação impactou nos comportamentos e na cultura da sociedade. Diante disso, o tema deste trabalho é o cancelamento, e a delimitação do tema propõe entender o fenômeno do cancelamento nas redes sociais digitais e o papel das relações públicas neste cenário. Como objetos, foram selecionados os principais casos de cancelamento de personalidades públicas nas redes sociais digitais dos anos de 2019, 2020 e 2021 e as estratégias de relações públicas que podem ser empreendidas no âmbito do fenômeno. A problemática desta pesquisa busca responder à questão: “Quais são as características do fenômeno do cancelamento e qual o papel das Relações Públicas nesse contexto?”. O objetivo geral é identificar as características do fenômeno do cancelamento e entender o papel das relações públicas em casos de cancelamento. Com relação aos objetivos específicos, busca-se: Mapear os principais casos de cancelamento dos anos de 2019, 2020 e 2021; Contextualizar o cenário em que aconteceu o cancelamento e o contexto que o motivou em cada caso; Analisar os pontos em comum nos casos mapeados e a frequência que aparecem essas características; e Verificar se existe um padrão no fenômeno do cancelamento. O procedimento metodológico da pesquisa corresponde a uma triangulação de métodos e técnicas composta por Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Exploratória, Observação Encoberta e Não Participativa e Entrevistas Assíncronas Estruturadas. Durante o estudo, percebeu-se que: o fenômeno do cancelamento está ligado à exposição do eu; as pessoas podem ser canceladas diversas vezes por diversos motivos; realizar um posicionamento sem estratégia é pior e pode gerar mais cancelamento; o cancelamento impacta na reputação da personalidade pública podendo acarretar em prejuízos financeiros; o profissional de relações públicas é preparado para lidar com crises por sua função política, por isso é o mais capacitado para lidar com o fenômeno do cancelamento, e que existem diversas estratégias que podem ser aplicadas. Também, como forma de contribuir para a discussão ainda incipiente sobre o tema, a partir desta pesquisa foi desenvolvida a concepção do Ciclo do Cancelamento e propostas dez estratégias de como realizar a gestão desse ciclo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto