Planejamento participativo: ferramenta integradora da escola
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Data
2009-08-08Autor
Machado, Rita de Cássia Hack
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Mostrar registro completoResumo
Atualmente, as pessoas estão inseridas num contexto cada vez mais individualizado e
competitivo, ou seja, todos desejam garantir a sua sobrevivência a todo custo. Dentro deste
contexto, tem-se a escola que reflete essa realidade social. A realidade é reproduzida dentro
da escola com ações também individualizadas. Uma das alternativas educacionais encontradas
para enfrentar essa situação é o planejamento participativo, integrando escola, pais,
comunidade, educadores e educandos, pois todos são sujeitos do ato de ensinar e de aprender.
O planejamento coletivo garantirá objetivos e ações comuns para facilitar o trabalho de dentro
e fora da sala de aula. Antes de aplicar uma prática participativa é preciso buscar entender o
que os sujeitos entendem por planejar coletivamente e, assim ir focalizando o trabalho
pedagógico, integrando-o e permitindo o desenvolvimento e engajamento de todos os sujeitos
da escola. Nesse sentido, o planejamento se torna transformador da realidade existente,
superando idéia de preenchimento de formulários e atividades burocráticas para se tornar um
processo dinâmico, vivo e significativo no contexto em que está inserido. O texto
monográfico está dividido em quatro partes, a saber: planejamento participativo breve
conceituação de termos, entraves e avanços do planejamento participativo, elementos que
compõem o planejamento participativo e o papel dos gestores no desenvolvimento do
planejamento participativo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]