dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Machado, Rita de Cássia Hack | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T13:54:57Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T13:54:57Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2993 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009 | por |
dc.description.abstract | Nowadays people are inserted in an increasingly competitive and individualized context, in
other words, everyone wants to ensure its survival at all costs. In this context there is a school
that reflects this social reality. The reality is reproduced in a school with individualized
actions too. One of the educational alternatives found to face this situation is the participatory
planning, integrating school, parents, community, educators and students, because all of them
are subjects of the act of teaching and learning. The group planning will ensure goals and
common actions to facilitate the work inside and outside the classroom. Before applying a
participatory practice is necessary to search for understanding what the subjects understand
for collectively plan and, thus focus on the pedagogical work, integrating it and allowing the
development and the involvement of all subjects at school. Accordingly, the planning
becomes the transforming of the existent reality, exceeding the idea of filling forms and
bureaucratic activities to become a dynamic, lively and meaningful process in the context in
which it is inserted. The monographic text is divided into four parts, namely: participatory
planning a brief conceptualization of terms, barriers and advances in participatory planning,
components of the participatory planning and the role of the managers in the development of
the participatory planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Planejamento participativo: ferramenta integradora da escola | por |
dc.title.alternative | Participatory planning: integrated tools of a school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, as pessoas estão inseridas num contexto cada vez mais individualizado e
competitivo, ou seja, todos desejam garantir a sua sobrevivência a todo custo. Dentro deste
contexto, tem-se a escola que reflete essa realidade social. A realidade é reproduzida dentro
da escola com ações também individualizadas. Uma das alternativas educacionais encontradas
para enfrentar essa situação é o planejamento participativo, integrando escola, pais,
comunidade, educadores e educandos, pois todos são sujeitos do ato de ensinar e de aprender.
O planejamento coletivo garantirá objetivos e ações comuns para facilitar o trabalho de dentro
e fora da sala de aula. Antes de aplicar uma prática participativa é preciso buscar entender o
que os sujeitos entendem por planejar coletivamente e, assim ir focalizando o trabalho
pedagógico, integrando-o e permitindo o desenvolvimento e engajamento de todos os sujeitos
da escola. Nesse sentido, o planejamento se torna transformador da realidade existente,
superando idéia de preenchimento de formulários e atividades burocráticas para se tornar um
processo dinâmico, vivo e significativo no contexto em que está inserido. O texto
monográfico está dividido em quatro partes, a saber: planejamento participativo breve
conceituação de termos, entraves e avanços do planejamento participativo, elementos que
compõem o planejamento participativo e o papel dos gestores no desenvolvimento do
planejamento participativo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |