Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorMachado, Rita de Cássia Hack
dc.date.accessioned2017-06-05T13:54:57Z
dc.date.available2017-06-05T13:54:57Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2993
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009por
dc.description.abstractNowadays people are inserted in an increasingly competitive and individualized context, in other words, everyone wants to ensure its survival at all costs. In this context there is a school that reflects this social reality. The reality is reproduced in a school with individualized actions too. One of the educational alternatives found to face this situation is the participatory planning, integrating school, parents, community, educators and students, because all of them are subjects of the act of teaching and learning. The group planning will ensure goals and common actions to facilitate the work inside and outside the classroom. Before applying a participatory practice is necessary to search for understanding what the subjects understand for collectively plan and, thus focus on the pedagogical work, integrating it and allowing the development and the involvement of all subjects at school. Accordingly, the planning becomes the transforming of the existent reality, exceeding the idea of filling forms and bureaucratic activities to become a dynamic, lively and meaningful process in the context in which it is inserted. The monographic text is divided into four parts, namely: participatory planning a brief conceptualization of terms, barriers and advances in participatory planning, components of the participatory planning and the role of the managers in the development of the participatory planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.titlePlanejamento participativo: ferramenta integradora da escolapor
dc.title.alternativeParticipatory planning: integrated tools of a schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente, as pessoas estão inseridas num contexto cada vez mais individualizado e competitivo, ou seja, todos desejam garantir a sua sobrevivência a todo custo. Dentro deste contexto, tem-se a escola que reflete essa realidade social. A realidade é reproduzida dentro da escola com ações também individualizadas. Uma das alternativas educacionais encontradas para enfrentar essa situação é o planejamento participativo, integrando escola, pais, comunidade, educadores e educandos, pois todos são sujeitos do ato de ensinar e de aprender. O planejamento coletivo garantirá objetivos e ações comuns para facilitar o trabalho de dentro e fora da sala de aula. Antes de aplicar uma prática participativa é preciso buscar entender o que os sujeitos entendem por planejar coletivamente e, assim ir focalizando o trabalho pedagógico, integrando-o e permitindo o desenvolvimento e engajamento de todos os sujeitos da escola. Nesse sentido, o planejamento se torna transformador da realidade existente, superando idéia de preenchimento de formulários e atividades burocráticas para se tornar um processo dinâmico, vivo e significativo no contexto em que está inserido. O texto monográfico está dividido em quatro partes, a saber: planejamento participativo breve conceituação de termos, entraves e avanços do planejamento participativo, elementos que compõem o planejamento participativo e o papel dos gestores no desenvolvimento do planejamento participativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples