Socialização e integração: ferramentas que podem melhorar o desempenho das organizações públicas
Resumo
Ferramentas de gestão aplicadas no setor privado, mais especificamente na gestão de pessoas,
atualmente ganham maior espaço no ambiente público, percebe-se cada vez mais a
importância das pessoas estarem ambientadas e satisfeitas em seu local de trabalho, bem
como, integradas aos colegas e motivadas para seu desenvolvimento profissional na
organização. Com o intuito de verificar o grau de satisfação dos servidores da Prefeitura
Municipal de Engenho Velho, relativos às ações de socialização e integração desenvolvidas
na organização, realizou-se a pesquisa em questão por meio de um diagnóstico inicial e
posteriormente à análise dos pontos críticos, se propôs estratégias de melhoria. Para tanto, a
presente pesquisa para fins metodológicos foi classificada como descritiva quanto aos
objetivos, pesquisa quali-quantitativa quanto à abordagem do problema e estudo de caso
quanto aos procedimentos utilizados. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas,
com perguntas fechadas e abertas, onde observou-se o nível de satisfação dos
funcionários em relação à socialização e integração dentro dos órgãos que compõem a
estrutura da Prefeitura. Verificou-se que em alguns aspectos os indivíduos da organização
estão satisfeitos como em relação à integração no ambiente de trabalho e orientações
recebidas sobre direitos e deveres, porém em outros aspectos, como a socialização inicial e a
integração durante a carreira foram apontados como pouco satisfatórios, dessa forma, foram
levantadas algumas sugestões para promover uma melhor qualidade de vida no trabalho e
elevar a satisfação e motivação destas pessoas na organização.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]