dc.contributor.advisor | Brum, Tônia Magali Moraes | |
dc.creator | Martinelli, Suélen Ghedini | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T12:51:52Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T12:51:52Z | |
dc.date.issued | 2011-07-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2996 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Management tools applied in the private sector, specifically in the management of people
today make more space in public, you realize more the importance of what people are
acclimated and satisfied in their workplace, as well as integrated with colleagues and
motivated for professional development in the organization. In order to check the satisfaction
of the servers of the City of Engenho Velho, on the actions of socialization and integration
developed in the organization, held a research issue through an initial diagnosis and after the
analysis of critical points, is proposed improvement strategies. To this end, the present study
for methodological was classified as descriptive as to the objectives, qualitative and
quantitative research on the approach of the problem and case study on the procedures used.
Data collection interviews were conducted semi-structured questionnaire with closed and
open, where we observed the level of employee satisfaction in relation to the socialization and
integration within the agencies that make up the structure of City Hall. It was found that in
some respects individuals and the organization are satisfied in relation to integration in the
workplace and received guidance on rights and duties, but in other aspects, such as early
socialization and integration during his career were cited as unsatisfactory, thus raised were
some suggestions to promote a better quality of life at work and increase satisfaction and
motivation of these people in the organization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Município de Engenho Velho | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.title | Socialização e integração: ferramentas que podem melhorar o desempenho das organizações públicas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapera, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Ferramentas de gestão aplicadas no setor privado, mais especificamente na gestão de pessoas,
atualmente ganham maior espaço no ambiente público, percebe-se cada vez mais a
importância das pessoas estarem ambientadas e satisfeitas em seu local de trabalho, bem
como, integradas aos colegas e motivadas para seu desenvolvimento profissional na
organização. Com o intuito de verificar o grau de satisfação dos servidores da Prefeitura
Municipal de Engenho Velho, relativos às ações de socialização e integração desenvolvidas
na organização, realizou-se a pesquisa em questão por meio de um diagnóstico inicial e
posteriormente à análise dos pontos críticos, se propôs estratégias de melhoria. Para tanto, a
presente pesquisa para fins metodológicos foi classificada como descritiva quanto aos
objetivos, pesquisa quali-quantitativa quanto à abordagem do problema e estudo de caso
quanto aos procedimentos utilizados. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas,
com perguntas fechadas e abertas, onde observou-se o nível de satisfação dos
funcionários em relação à socialização e integração dentro dos órgãos que compõem a
estrutura da Prefeitura. Verificou-se que em alguns aspectos os indivíduos da organização
estão satisfeitos como em relação à integração no ambiente de trabalho e orientações
recebidas sobre direitos e deveres, porém em outros aspectos, como a socialização inicial e a
integração durante a carreira foram apontados como pouco satisfatórios, dessa forma, foram
levantadas algumas sugestões para promover uma melhor qualidade de vida no trabalho e
elevar a satisfação e motivação destas pessoas na organização. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |