Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por assunto "Saberes docentes"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Os esportes coletivos e os saberes docentes como parte do trajeto profissional de professoras de Educação Física
(2010)Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como os esportes coletivos são vistos no trajeto de formação e atuação de professoras de educação física da cidade de Santa Maria. Além disso, pretendo problematizar os saberes ... -
Professores de Educação Física no município de Cruz Alta e seus saberes docentes
(2011)O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os professores de Educação Física constroem ou (re)constroem seus saberes docentes. O estudo teve como caminho metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, e do tipo ... -
O processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação especial
(2014)Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo ... -
Saberes docentes: a trajetória de uma professora de educação infantil
(2008-01)Esta monografia intitulada “Saberes Docentes: A Trajetória de uma Professora de Educação Infantil” está vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao curso de Especialização em Gestão Educacional na linha ... -
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
(2011-09-17)Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e ... -
Gestão escolar e a formação contínua no cotidiano da escola
(2011-09-16)O presente estudo trata de uma pesquisa para responder a seguinte questão: Como a equipe diretiva de uma Escola Estadual de Santa Maria/RS evidencia a formação contínua no Projeto Político Pedagógico e de que forma implementa ... -
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
(2010)Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia ... -
A formação continuada de professores de Educação Física: o Blog/GEPEF/UFSM como forma de desenvolvimento e interlocução de saberes docentes
(2013)Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se ... -
A docência nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência com a metodologia de projetos
(2014-11-28)Este Trabalho de Conclusão da Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, subsidiado pelas vivências de educadora e uma percepção pessoal e inicial da relevância da formação continuada no ...