A construção coletiva do projeto político pedagógico na gestão escolar democrática numa escola de educação infantil no município de Santa Maria/RS
Resumen
Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que trata do tema da gestão escolar democrática. Nesse sentido, apresenta as diretrizes políticas para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), conforme previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96, artigo 12) e discute como seus gestores como eles estimulam a participação da comunidade escolar na construção e implementação do Projeto Político Pedagógico. Com o objetivo de entender e analisar a elaboração do PPP e identificar como ocorre a participação e envolvimento de toda comunidade, realizou-se uma pesquisa em uma escola municipal de educação infantil da rede pública, na cidade de Santa Maria/RS. Para tal, utilizou-se como metodologia de pesquisa as orientações do estudo de caso. As técnicas de pesquisa aplicadas foram o levantamento bibliográfico sobre a temática, observação participante com os registros das informações e entrevista com a direção da escola. Após foi realizado análise dos dados coletados. Os resultados desse estudo descrevem as ações desenvolvidas pela escola para estimular a participação dos pais e de toda comunidade escolar e local na construção do PPP. A principal estratégia utilizada pela escola pesquisada acontece por meio de reuniões pedagógicas com os pais, funcionários e seus gestores, nas quais são tratados dos assuntos referentes à gestão da instituição. Essas são momentos de discussão coletiva dos problemas e possibilidades de melhoria da escola com a participação da comunidade.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1000]